limpar filtros
Questões por página:
A execução de peças artesanais a partir do uso de linhas, fios e fibras é muito ampla e as peças são feitas a partir de técnicas e ferramentas distintas. A técnica que utiliza duas agulhas alongadas similares a varetas, sem furo ou ganchos, e que geralmente é feita com lã, é conhecida como:
A arte do capim dourado emprega o saber artesanal unido ao uso do bioma local e aponta, além do valor cultural e artístico, a importância econômica desse artesanato. O artesanato em capim dourado é conhecido tradicionalmente como pertencente à cidade de:
A região do Vale do Jequitinhonha, localizada no estado de Minas Gerais, é famosa por seu artesanato em barro, reconhecido como Patrimônio Cultural do Estado desde 2018. Seus artesãos dominam desde a extração do barro até a última queima das peças. Sua produção, além de objetos utilitários, consta de objetos decorativos. Uma de suas artesãs pioneiras foi Dona Izabel Mendes, que acabou por ensinar e difundir sua arte para outras gerações. Essa artesã é famosa por produzir:
A renda Renascença, atualmente um dos produtos artesanais característicos da Região Nordeste, é feita a partir do uso de:
Um tipo de fio, geralmente empregado na técnica de bordado, não vem no formato de novelo, mas tem seis fios entrelaçados, com apenas uma leve torção. Tais fios podem ser usados individualmente ou em grupos, de acordo com a espessura do ponto que se deseja obter. Esse fio é denominado: