limpar filtros
Questões por página:
Com o corpo (por meio dos sentidos, gestos, movimentos impulsivos ou intencionais, coordenados ou espontâneos), as crianças exploram o mundo. Sendo assim, a organização dos espaços e dos materiais se constitui em um instrumento fundamental para a prática educativa com crianças pequenas. Pensando na área externa da instituição de educação infantil, é importante:
O uso de jogos e brincadeiras em algumas instituições de educação infantil é criticado quando assume “um papel pedagogizante, não garantindo o tempo e o espaço necessários para que a criança vivencie situações lúdicas e possa produzir sua própria cultura” (MASCIOLI,2010, p.107). Para enfrentar esse problema, ao utilizar o jogo e a brincadeira em seu trabalho educativo, o professor necessita desenvolver:
Na educação infantil, os campos de experiências constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural. Nesse sentido, explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações, é um objetivo de aprendizagem e desenvolvimento proposto para crianças bem pequenas, que se refere ao campo de experiência:
A porta de entrada de toda criança para os mundos criados pela literatura deve ser:
Todo profissional que atua na educação infantil precisa organizar sua prática com base em dois eixos estruturantes: