Questões do concurso:
Prefeitura de Galvão - SC - 2025 - OBJETIVA - 2025 - Prefeitura de Galvão - SC - Psicólogo
limpar filtros
28 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 6
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Galvão - SC
Disciplina:
Psicologia
Erik Erikson, psicólogo e psicanalista, é amplamente conhecido por sua teoria do desenvolvimento psicossocial. Ele propôs que o ego muda ao longo da vida, moldando vivências, comportamentos e personalidade. As influências socioculturais ajudam a resolver crises que surgem em estágios ao longo do ciclo vital. Essas crises, que começam do nascimento à velhice, geram o crescimento e as qualidades do ego a partir da tensão entre forças opostas. De acordo com uma das oito fases dessa teoria, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE.
A crise psicossocial da velhice é _________. As tarefas evolutivas envolvem integração dos temas anteriores do desenvolvimento, autoaceitação, formação de um ponto de vista sobre a morte e preocupação com deixar um legado espiritual e cultural. Resolução bem-sucedida da crise resulta em uma nova qualidade do ego: _________.
A crise psicossocial da velhice é _________. As tarefas evolutivas envolvem integração dos temas anteriores do desenvolvimento, autoaceitação, formação de um ponto de vista sobre a morte e preocupação com deixar um legado espiritual e cultural. Resolução bem-sucedida da crise resulta em uma nova qualidade do ego: _________.
Concurso:
Prefeitura de Galvão - SC
Disciplina:
Psicologia
A respeito do processo de psicodiagnóstico, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.
( ) O processo tem como objetivo exclusivo o prognóstico, buscando determinar o curso provável do caso.
( ) O diagnóstico psicológico pode ser realizado por equipe multiprofissional (psicólogo, psiquiatra, neurologista, orientador educacional, assistente social ou outro), desde que cada profissional utilize o seu modelo próprio, em avaliação mais complexa e inclusiva, em que é necessário integrar dados muito interdependentes (de natureza psicológica, médica, social etc.).
( ) O psicodiagnóstico é um processo limitado no tempo. Com hipóteses definidas, o psicólogo pode prever o tempo e as ferramentas necessárias para realizá-lo.
( ) O processo tem como objetivo exclusivo o prognóstico, buscando determinar o curso provável do caso.
( ) O diagnóstico psicológico pode ser realizado por equipe multiprofissional (psicólogo, psiquiatra, neurologista, orientador educacional, assistente social ou outro), desde que cada profissional utilize o seu modelo próprio, em avaliação mais complexa e inclusiva, em que é necessário integrar dados muito interdependentes (de natureza psicológica, médica, social etc.).
( ) O psicodiagnóstico é um processo limitado no tempo. Com hipóteses definidas, o psicólogo pode prever o tempo e as ferramentas necessárias para realizá-lo.
Concurso:
Prefeitura de Galvão - SC
Disciplina:
Psicologia
Em relação aos processos de subjetivação contemporâneos, assinalar a alternativa CORRETA.
Concurso:
Prefeitura de Galvão - SC
Disciplina:
Psicologia
A transmissão de informações no sistema nervoso ocorre nas sinapses, pontos de comunicação entre neurônios. Sinais elétricos são transmitidos quimicamente pelas sinapses de um neurônio para o próximo, formando caminhos complexos por onde a informação se desloca. Os neurotransmissores são os mensageiros químicos que viajam através da sinapse, permitindo a comunicação entre os neurônios. Considerando os neurotransmissores selecionados envolvidos em transtornos psicológicos, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.
(1) Acetilcolina.
(2) Serotonina.
(3) Norepinefrina.
( ) Doença de Alzheimer.
( ) Esquizofrenia.
( ) Transtornos relacionados à ansiedade (transtorno de pânico).
(1) Acetilcolina.
(2) Serotonina.
(3) Norepinefrina.
( ) Doença de Alzheimer.
( ) Esquizofrenia.
( ) Transtornos relacionados à ansiedade (transtorno de pânico).
Concurso:
Prefeitura de Galvão - SC
Disciplina:
Psicologia
J., um jovem de 14 anos, apresenta aflição intensa em interações sociais, evitando sair e participar de atividades devido ao intenso medo de ser ridicularizado ou avaliado negativamente, sentindo-se sobrecarregado mesmo na companhia dos pais. Ele se preocupa com o desempenho escolar e, embora queira participar das atividades do ensino médio e sair com os amigos, evita se envolver por medo de parecer tolo ou provocar rejeição devido ao seu nervosismo. Passa a maior parte do tempo em casa, navegando na internet e fazendo o dever de casa, pois afirma que não consegue estar “em público”. Ele nega sintomas físicos, seus exames médicos foram normais e não faz uso de álcool, substâncias ou medicamentos. De acordo com os sintomas apresentados, assinalar a alternativa que indica o diagnóstico mais provável.