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Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista - PE - 2024 - AEVSF/FACAPE - 2024 - Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista - PE - Professor do Ensino Básico - Ate
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Disciplina:
Pedagogia
Como documento normativo que define um conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens a serem desenvolvidos ao longo das etapas e modalidades da Educação básica, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem como objetivo primordial nortear os currículos escolares visando á formação humana integral e a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva. Nessa lógica, em seus fundamentos pedagógicos a BNCC define três grupos de competências gerais que se interrelacionam e perpassam todas as áreas/componentes curriculares.
Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ima ges/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site. pdf. Acesso em: 04 abr.2024
De acordo com os pressupostos das competências gerais expressos na BNCC, avalie as afirmações a seguir:
I. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
II. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendose na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
III. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
IV. Conceber e pôr em prática situações e procedimentos para motivar e engajar os alunos nas aprendizagens.
V. Selecionar, produzir, aplicar e avaliar recursos didáticos e tecnológicos para apoiar o processo de ensinar e aprender.
É CORRETO o que se afirma em:
Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ima ges/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site. pdf. Acesso em: 04 abr.2024
De acordo com os pressupostos das competências gerais expressos na BNCC, avalie as afirmações a seguir:
I. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
II. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendose na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
III. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
IV. Conceber e pôr em prática situações e procedimentos para motivar e engajar os alunos nas aprendizagens.
V. Selecionar, produzir, aplicar e avaliar recursos didáticos e tecnológicos para apoiar o processo de ensinar e aprender.
É CORRETO o que se afirma em:
O Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 ao dispor sobre um assunto de suma importância no ordenamento jurídico, no tocante a proteção integral à criança e ao adolescente, impõe a sociedade e ao Estado a garantia de efetivação dos direitos como compromisso cívico e ético.
Estatuto da Criança e do Adolescente: Lei no 8.069/1990. – 6. ed. – Brasília, DF: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas,202
Considerando o Art.56 e seus incisos no que dispõe sobre os casos a serem comunicados pelos dirigentes ao Conselho Tutelar, avalie as afirmações a seguir.:
I. Maus-tratos envolvendo seus alunos.
II. Reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares.
III. Elevados níveis de repetência.
IV.Horário especial para o exercício das atividades.
V. Capacitação profissional adequada ao mercado de trabalho.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
Estatuto da Criança e do Adolescente: Lei no 8.069/1990. – 6. ed. – Brasília, DF: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas,202
Considerando o Art.56 e seus incisos no que dispõe sobre os casos a serem comunicados pelos dirigentes ao Conselho Tutelar, avalie as afirmações a seguir.:
I. Maus-tratos envolvendo seus alunos.
II. Reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares.
III. Elevados níveis de repetência.
IV.Horário especial para o exercício das atividades.
V. Capacitação profissional adequada ao mercado de trabalho.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
Disciplina:
Pedagogia
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), considerada um marco para a história da educação brasileira, ao legislar sobre a organização do ensino básico ao ensino superior reporta aos princípios assegurados pela Constituição quanto ao direito social à educação rumo a melhoria da qualidade educacional, formação e aperfeiçoamento dos docentes, autonomia escolar e universalização do ensino.
LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. – 7. ed. – Brasília, DF: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas,2023.
Considerando o texto base e o dispositivo legal no que versa o Art.3º e seus incisos, da LDBEN, avalie as afirmações a seguir:
I. Valorização do profissional da educação escolar.
II. Coletar, analisar e disseminar informações sobre a educação.
III. Garantia de padrão de qualidade.
IV. Consideração com a diversidade étnico-racial.
V. Garantia do direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. – 7. ed. – Brasília, DF: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas,2023.
Considerando o texto base e o dispositivo legal no que versa o Art.3º e seus incisos, da LDBEN, avalie as afirmações a seguir:
I. Valorização do profissional da educação escolar.
II. Coletar, analisar e disseminar informações sobre a educação.
III. Garantia de padrão de qualidade.
IV. Consideração com a diversidade étnico-racial.
V. Garantia do direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
Disciplina:
Pedagogia
As evoluções ocorridas no contexto social demandam desafios cada vez mais exigentes às instituições escolares para a formação dos alunos, o que consequentemente, repercute na formação básica, complementar ou continuada dos docentes, tornando-as mais complexas e requerentes de redefinições da profissionalidade docente, fundamentada no desenvolvimento das competências e na construção da identidade profissional.
Disponível em: https://www.feevale.br/Comum/midias/c73 5bc84-d79f-4e7a-9ef3- 51415c94f684/CONSTITUI%C3%87%C3%8 3O%20DOCENTE%20FORMA%C3%87%C 3%83O, %20IDENTIDADE%20E%20PROFE SSORALIDADE.pdf. Acesso em: 3 abr.2024.
Na perspectiva das ideias do fragmento do texto acima, avalie as afirmações a seguir:
I. A formação docente tem início no momento de ingresso na escola como aprendente e estende-se por toda a vida escolar.
II. A construção da identidade docente incorpora crenças, valores e saberes adquiridos em interação social.
III. Ser professor constitui-se pela articulação da formação, da construção da identidade e da profissionalização.
É CORRETO o que se afirma em:
Disponível em: https://www.feevale.br/Comum/midias/c73 5bc84-d79f-4e7a-9ef3- 51415c94f684/CONSTITUI%C3%87%C3%8 3O%20DOCENTE%20FORMA%C3%87%C 3%83O, %20IDENTIDADE%20E%20PROFE SSORALIDADE.pdf. Acesso em: 3 abr.2024.
Na perspectiva das ideias do fragmento do texto acima, avalie as afirmações a seguir:
I. A formação docente tem início no momento de ingresso na escola como aprendente e estende-se por toda a vida escolar.
II. A construção da identidade docente incorpora crenças, valores e saberes adquiridos em interação social.
III. Ser professor constitui-se pela articulação da formação, da construção da identidade e da profissionalização.
É CORRETO o que se afirma em:
Disciplina:
Pedagogia
Na contemporaneidade, a instituição escolar como espaço de ensino e aprendizagem mediante as interfaces entre educação, aprendizagem e tecnologias tem enfrentado grandes desafios com a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), em função de sua aplicabilidade como forma de proporcionar mudanças consideráveis e positivas para a formação dos alunos no decorrer da construção do conhecimento e como cidadãos verdadeiramente agentes de transformação.
Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/2 1/23/a-utilizacao-das-tecnologias-deinformacao-e-comunicacao-como-recursodidatico-pedagogico-no-processo-de-ensinoaprendizagem. Acesso em: 02 abr.2024.
Considerando as premissas que embasam sobre a temática em foco, avalie as afirmações a seguir:
I. A aplicabilidade das TIC oferece para os alunos a construção de saberes mediante a comunicabilidade e interligações com as diversidades do mundo, o qual não existe limitações e sociais e culturais, tornando o conhecimento e as experiências constantes.
II. Diante das concepções sobre o uso das TIC, a informática como ferramenta pedagógica no processo de ensino e aprendizagem não proporciona efeitos positivos.
III. As TIC quando bem empregadas utilmente na sala de aula, proporciona interação de conhecimento e construção de saberes.
IV.O uso das TIC nas escolas requer novas formas de comunicação, de ensinar e aprender, facilitando o aprendizado dos alunos com dificuldade de aprendizagem.
V. A integração das tecnologias na sala de aula das escolas é de responsabilidade exclusiva do professor com formação na área do conhecimento em informática.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/2 1/23/a-utilizacao-das-tecnologias-deinformacao-e-comunicacao-como-recursodidatico-pedagogico-no-processo-de-ensinoaprendizagem. Acesso em: 02 abr.2024.
Considerando as premissas que embasam sobre a temática em foco, avalie as afirmações a seguir:
I. A aplicabilidade das TIC oferece para os alunos a construção de saberes mediante a comunicabilidade e interligações com as diversidades do mundo, o qual não existe limitações e sociais e culturais, tornando o conhecimento e as experiências constantes.
II. Diante das concepções sobre o uso das TIC, a informática como ferramenta pedagógica no processo de ensino e aprendizagem não proporciona efeitos positivos.
III. As TIC quando bem empregadas utilmente na sala de aula, proporciona interação de conhecimento e construção de saberes.
IV.O uso das TIC nas escolas requer novas formas de comunicação, de ensinar e aprender, facilitando o aprendizado dos alunos com dificuldade de aprendizagem.
V. A integração das tecnologias na sala de aula das escolas é de responsabilidade exclusiva do professor com formação na área do conhecimento em informática.
É CORRETO apenas o que se afirma em: