limpar filtros
Questões por página:
Questão DESATUALIZADA

Analise as afirmativas a seguir, extraídas da Portaria nº 344/98 da ANVISA:

 

I- Cota Suplementar de Importação é a quantidade de substância constante das listas "A1" e "A2" (entorpecentes), "A3", "B1" e "B2" (psicotrópicas), "C3" (imunossupressores) e "D1" (precursoras) deste Regulamento Técnico ou de suas atualizações que a empresa é autorizada a importar até o 1º (primeiro) trimestre do ano seguinte à sua concessão.

II- Precursores são substâncias utilizadas para a obtenção de entorpecentes ou psicotrópicos e constantes das listas aprovadas pela convenção contra o tráfico ilícito de entorpecentes e de substâncias psicotrópicas, reproduzidas nos anexos deste Regulamento Técnico.

III- Substância Proscrita é a substância cujo uso está proibido no Brasil.

 

Estão CORRETAS as afirmativas:

É CORRETO afirmar que a Resolução nº 302/05, define analito como:
De acordo com o Conselho Federal de Farmácia, a Farmácia Clínica norteia a Pesquisa, nas seguintes áreas, EXCETO:

Analise o trecho a seguir:


“A síndrome inflamatória de reconstituição imune (SIR) consiste em uma exacerbação da resposta TH1, resultando em agravamento de lesões preexistentes ou aparecimento de novos sinais e sintomas. Pode apresentar-se como linfadenomegalias acompanhadas de sinais flogísticos, que podem fistulizar, comprimir estruturas nobres ou perfurar órgãos (por exemplo, intestino). Após a introdução do Tratamento Antirretroviral - TARV, a SIR pode apresentar-se como um caso novo de tuberculose ou como piora clínica de pacientes em tratamento de TB (NAIDOO et al.,2012). É um fenômeno relativamente comum, podendo estar presente entre 8% e 43% dos casos no início do TARV (MÜLLER et al.,2010).”


Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/

manual_recomendacoes_c ontrole_tuberculose_brasil_2_ed.pdf.

Acesso em 10 de outubro de 2021.


De acordo com o Ministério da Saúde, é CORRETO afirmar que:

Dos objetivos do desafio global sobre a segurança de medicamentos, é CORRETO engajar: