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Em uma aula sobre cidadania digital, o professor Carlos pediu que seus alunos do ensino médio investigassem casos reais de uso inadequado de dados pessoais nas redes sociais. Os estudantes, organizados em grupos, deverão criar campanhas digitais de conscientização sobre privacidade e segurança online, apresentando suas propostas em uma feira escolar.

De acordo com o RCEMP, a principal contribuição de projetos, como esse para o desenvolvimento dos alunos, é
A diretora de uma escola no Rio Grande do Norte percebe que seus alunos do ensino têm dificuldade média na interpretação de gráficos e tabelas. Para resolver essa questão, a professora de informática decidiu implementar aulas que utilizam softwares de visualização de dados para que os estudantes analisem informações sobre a economia regional. O objetivo é que eles apresentem soluções para problemas reais utilizando ferramentas tecnológicas.

Assinale a opção que indica como o RCEMP justifica a utilização de tecnologia no ensino de análise de dados.
Em uma escola do Rio Grande do Norte, a professora Ana especifica uma oficina de programação básica para suas aulas do 1º ano do ensino médio. A ideia é que eles desenvolvam um aplicativo simples para mapear pontos turísticos sustentáveis no estado. O projeto também envolve disciplinas como geografia e educação ambiental, integrando aspectos práticos e teóricos.

De acordo com o RCEMP, assinale de que forma iniciativas com essa contribuem para a formação de estudantes:
Maria é aluna de uma escola estadual no Rio Grande do Norte e, durante as aulas de informática, aprendeu a utilizar planilhas eletrônicas para analisar dados ambientais. A atividade foi proposta como parte de um projeto maior que envolve diferentes disciplinas, onde os alunos estudam os efeitos das mudanças climáticas em sua região. O professor pediu que, ao final, eles apresentassem suas conexões em gráficos e relatórios digitais.

Com base no RCEMP, o principal benefício educacional de atividades como essa é
O professor João está implementando um projeto interdisciplinar para o ensino médio em uma escola do Rio Grande do Norte, alinhado ao Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar (RCEMP). Ele planeja integrar informática e ciências humanas para que os alunos criem podcasts sobre os impactos da tecnologia na sociedade contemporânea. Durante a discussão, os alunos devem refletir sobre a ética no uso das redes sociais e como isso influencia sua cidadania digital.

De acordo com o RCEMP, o principal objetivo de atividades, como a proposta do professor João, é