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SEED-PR - 2025 - Professor de Ensino Religioso - SEEC-RN - 2025 - FGV
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Analise as posições sobre o impacto da religião para a mudança social nos autores da sociologia clássica examinados a seguir.
I. Para Marx, a base econômica da sociedade influencia o sistema de crenças que ela desenvolve, portanto, a religião reflete a sociedade, não a modifica.
II. Para Weber, em determinadas circunstâncias, as ideias religiosas podem impactar a mudança social, ao fornecer valores e práticas que influenciam o comportamento econômico, político e social.
III. Para ambos, os rituais religiosos são ações simbólicas que consolidam e afirmam a identidade coletiva da sociedade, podendo ser utilizada para incitar a mudança social.
Está correto o que se afirma em
I. Para Marx, a base econômica da sociedade influencia o sistema de crenças que ela desenvolve, portanto, a religião reflete a sociedade, não a modifica.
II. Para Weber, em determinadas circunstâncias, as ideias religiosas podem impactar a mudança social, ao fornecer valores e práticas que influenciam o comportamento econômico, político e social.
III. Para ambos, os rituais religiosos são ações simbólicas que consolidam e afirmam a identidade coletiva da sociedade, podendo ser utilizada para incitar a mudança social.
Está correto o que se afirma em
As afirmativas a seguir exemplificam corretamente as funções sociais da religião para Durkheim, à exceção de uma. Assinale-a.
Em O Sagrado e o Profano (1956), o historiador das religiões Mircea Eliade sugere usar o termo hierofania para referir-se ao sagrado:
O homem toma conhecimento do sagrado porque este se manifesta, se mostra como algo absolutamente diferente do profano. A fim de indicarmos o ato da manifestação do sagrado, propusemos o termo hierofania. Este termo é cômodo, pois não implica nenhuma precisão suplementar: exprime apenas o que está implicado no seu conteúdo etimológico, a saber, que algo de sagrado se nos revela.
ELIADE, M. O Sagrado e o Profano. São Paulo: Martins Fontes,1992, p.12.
A partir do trecho, é correto deduzir que, para Mircea Eliade,
O homem toma conhecimento do sagrado porque este se manifesta, se mostra como algo absolutamente diferente do profano. A fim de indicarmos o ato da manifestação do sagrado, propusemos o termo hierofania. Este termo é cômodo, pois não implica nenhuma precisão suplementar: exprime apenas o que está implicado no seu conteúdo etimológico, a saber, que algo de sagrado se nos revela.
ELIADE, M. O Sagrado e o Profano. São Paulo: Martins Fontes,1992, p.12.
A partir do trecho, é correto deduzir que, para Mircea Eliade,
O teólogo holandês Gerardus van der Leeuw, em sua Fenomenologia da Religião (1933), assinalou a peculiaridade do campo de pesquisa da religião enquanto fenômeno e classificou o homem que possui uma conduta específica em relação ao sagrado de “homo religiosus”:
A definição do jurista romano Masúrio Sabino do que é “religioso” (algo que por seu caráter sagrado está longe e separado de nós) é pertinente para explicar em que consiste o sagrado e pressupõe que os homens mantenham uma conduta específica em relação a ele. A etimologia mais verossímil deriva a palavra “religio” de “relegere”, observar, estar atento; “homo religiosus” é o contrário de “homo negligens”.
Traduzido e adaptado de Gerardus van der Leeuw. Fenomenologia della religione. Torino, Boringhieri,2002, p.30.
A respeito da abordagem fenomenológica e do conceito de “homo religiosus” cunhado por Gerardus van der Leeuw, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A fenomenologia da religião é um estudo sistemático que identifica e analisa diversas experiências religiosas em suas formas elementares e basilares, como as estruturas e formas específicas de rito e crença.
( ) A abordagem fenomenológica do estudo da religião privilegia uma explicação teológica, segundo a qual só pode haver salvação quando há o conhecimento explícito de Jesus Cristo e a pertença à Igreja.
( ) O conceito de “homo religiosus” pressupõe que a religiosidade seja uma expressão intrínseca da condição humana e que o sagrado seja o núcleo da experiência religiosa.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
A definição do jurista romano Masúrio Sabino do que é “religioso” (algo que por seu caráter sagrado está longe e separado de nós) é pertinente para explicar em que consiste o sagrado e pressupõe que os homens mantenham uma conduta específica em relação a ele. A etimologia mais verossímil deriva a palavra “religio” de “relegere”, observar, estar atento; “homo religiosus” é o contrário de “homo negligens”.
Traduzido e adaptado de Gerardus van der Leeuw. Fenomenologia della religione. Torino, Boringhieri,2002, p.30.
A respeito da abordagem fenomenológica e do conceito de “homo religiosus” cunhado por Gerardus van der Leeuw, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A fenomenologia da religião é um estudo sistemático que identifica e analisa diversas experiências religiosas em suas formas elementares e basilares, como as estruturas e formas específicas de rito e crença.
( ) A abordagem fenomenológica do estudo da religião privilegia uma explicação teológica, segundo a qual só pode haver salvação quando há o conhecimento explícito de Jesus Cristo e a pertença à Igreja.
( ) O conceito de “homo religiosus” pressupõe que a religiosidade seja uma expressão intrínseca da condição humana e que o sagrado seja o núcleo da experiência religiosa.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Leia o trecho a seguir da obra ciceroniana Sobre a Natureza dos Deuses (45 a.C).
Assim, os que dias inteiros suplicavam e sacrificavam para que seus filhos sobrevivessem a si, foram chamados supersticiosos, e essa palavra se espalhou depois mais largamente; ao passo que os que escrupulosamente se ocupavam e recolhiam tudo o que dizia respeito ao culto dos deuses foram chamados religiosos a partir de recolher, como escolhidos de escolher, de acolher acolhidos e de inteligir inteligentes; de fato, em todas essas palavras há o sentido de colher, o mesmo que em religioso. Assim, quanto a supersticioso e religioso, formou-se, no primeiro, uma designação de defeito, no segundo, uma de elogio. E parece-me ter mostrado suficientemente que os deuses existem e de que natureza sejam.
Cicero, De natura deorum, II, XXVIII,72, apud Leandro Abel Vendemiatti, Sobre a Natureza dos Deuses de Cícero. Dissertação Campinas, SP,2003. p.80.
Na passagem citada,
Assim, os que dias inteiros suplicavam e sacrificavam para que seus filhos sobrevivessem a si, foram chamados supersticiosos, e essa palavra se espalhou depois mais largamente; ao passo que os que escrupulosamente se ocupavam e recolhiam tudo o que dizia respeito ao culto dos deuses foram chamados religiosos a partir de recolher, como escolhidos de escolher, de acolher acolhidos e de inteligir inteligentes; de fato, em todas essas palavras há o sentido de colher, o mesmo que em religioso. Assim, quanto a supersticioso e religioso, formou-se, no primeiro, uma designação de defeito, no segundo, uma de elogio. E parece-me ter mostrado suficientemente que os deuses existem e de que natureza sejam.
Cicero, De natura deorum, II, XXVIII,72, apud Leandro Abel Vendemiatti, Sobre a Natureza dos Deuses de Cícero. Dissertação Campinas, SP,2003. p.80.
Na passagem citada,