Questões do concurso:
SEED-PR - 2025 - FGV - 2025 - SEEC-RN - Professor de Pedagogia - Educação Especial
limpar filtros
65 Questões de concurso encontradas
Página 2 de 13
Questões por página:
Questões por página:
Os atuais avanços metodológicos e o desenvolvimento das técnicas de análise, bem como a profusão de estruturas conceituais, facilitam a criação de conhecimento, enquanto simultaneamente tendem a reduzir-se tematicamente os âmbitos de trabalho e de especialização de cada pesquisador ou pesquisadora. Neste momento encontramo-nos ante o risco de perder visões de conjunto, devido à excessiva compartimentação das parcelas do saber em espiral babélica, bem como aos inúmeros jargões específicos, um tanto obscurantistas, de cada uma delas. Deste modo, se reduz o fluxo de informações entre as pessoas dedicadas à pesquisa de diferentes disciplinas e subdisciplinas, assim como entre as comunidades científicas e o resto da sociedade.
SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda.,1998, p.88, adaptado, p.67.
O cenário descrito pelo trecho supracitado aponta para um processo com impactos diretos para a organização escolar. Assinale a opção que expressa o principal desses impactos.
SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda.,1998, p.88, adaptado, p.67.
O cenário descrito pelo trecho supracitado aponta para um processo com impactos diretos para a organização escolar. Assinale a opção que expressa o principal desses impactos.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.9.394/1996) estabelece que a educação consiste nos processos formativos que se desenvolvem nas instituições de ensino e pesquisa, além de outros arranjos sociais.
As opções abaixo expressam esses arranjos, à exceção de uma. Assinale-a.
As opções abaixo expressam esses arranjos, à exceção de uma. Assinale-a.
Não é mais aceitável conviver com uma escola onde os alunos, ao entrarem, “pendurem” no cabide imaginário das convenções protocolares sua auto-estima e sua alegria em se conhecer, suas mágoas e suas frustrações.
ANTUNES, Celso. Novas maneiras de ensinar, novas formas de aprender. Porto Alegre: Artmed,2002, p.62.
O trecho acima adverte para a necessidade de se desenvolver na escola as capacidades
ANTUNES, Celso. Novas maneiras de ensinar, novas formas de aprender. Porto Alegre: Artmed,2002, p.62.
O trecho acima adverte para a necessidade de se desenvolver na escola as capacidades
Não é possível afirmar que Piaget não mereça crítica. Sabe-se hoje que suas pesquisas subestimaram um pouco a capacidade da criança e que algumas das limitações que apontou eram ocasionadas bem mais pela linguagem que utilizou e que não foi muito bem compreendido, que por restrições cerebrais quanto à capacidade de pensar. Mas se essas restrições sugerem algumas correções em suas teorias, de forma alguma desmerecem a grandeza das mudanças na educação que apresentou.
ANTUNES, CELSO. Professores e professauros: reflexões sobre a aula e práticas pedagógicas diversas. Petrópolis, RJ: Vozes,2008, p.161.
Acerca das contribuições de Piaget para o campo da educação, assinale a opção correta.
ANTUNES, CELSO. Professores e professauros: reflexões sobre a aula e práticas pedagógicas diversas. Petrópolis, RJ: Vozes,2008, p.161.
Acerca das contribuições de Piaget para o campo da educação, assinale a opção correta.
Nós, brasileiros oriundos de diferentes grupos étnicos-raciais – indígenas, africanos, europeus, asiáticos -, aprendemos a nos situar na sociedade, bem como o ensinamos a outros e outras menos experientes, por meio de práticas sociais em que relações étnico-raciais, sociais, pedagógicas nos acolhem, rejeitam ou querem modificar. Deste modo, construímos nossas identidades – nacional, étnico-racial, pessoal -, aprendemos e transmitimos visão de mundo que se expressa nos valores, posturas, atitudes que assumimos, nos princípios que defendemos e ações que empreendemos.
FONSECA, M. V.; SILVA, C. M. N.; FERNANDES, A. B. Relações étnicoraciais no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edições: 2011, p.13, p.14.
As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana estabelecem a educação das relações étnico-raciais como um núcleo dos projetos políticopedagógicos das instituições de ensino.
As opções abaixo apresentam as finalidades de se educar as relações étnico-raciais na escola, à exceção de uma. Assinale-a.
FONSECA, M. V.; SILVA, C. M. N.; FERNANDES, A. B. Relações étnicoraciais no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edições: 2011, p.13, p.14.
As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana estabelecem a educação das relações étnico-raciais como um núcleo dos projetos políticopedagógicos das instituições de ensino.
As opções abaixo apresentam as finalidades de se educar as relações étnico-raciais na escola, à exceção de uma. Assinale-a.