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Prefeitura de Itanhaém - SP - 2020 - Nosso Rumo - 2020 - Prefeitura de Itanhaém - SP - Professor de Educação Básica II
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Concurso:
Prefeitura de Itanhaém - SP
Disciplina:
Pedagogia
Por muito tempo, a Pedagogia focou o processo de ensino no professor, supondo que, como decorrência, estaria valorizando o conhecimento. O ensino, então, ganhou autonomia em relação à aprendizagem, criou seus próprios métodos e o processo de aprendizagem ficou relegado a segundo plano. Hoje, sabe-se que é necessário ressignificar a unidade entre aprendizagem e ensino, uma vez que, em última instância, sem aprendizagem o ensino não se realiza. A esse respeito, leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna
A configuração do marco explicativo _____________________________ para os processos de educação escolar deu-se, entre outras influências, a partir da psicologia genética, da teoria sociointeracionista e das explicações da atividade significativa. Vários autores partiram dessas ideias para desenvolver e conceitualizar as várias dimensões envolvidas na educação escolar, trazendo inegáveis contribuições à teoria e à prática educativa.
A configuração do marco explicativo _____________________________ para os processos de educação escolar deu-se, entre outras influências, a partir da psicologia genética, da teoria sociointeracionista e das explicações da atividade significativa. Vários autores partiram dessas ideias para desenvolver e conceitualizar as várias dimensões envolvidas na educação escolar, trazendo inegáveis contribuições à teoria e à prática educativa.
Concurso:
Prefeitura de Itanhaém - SP
Disciplina:
Pedagogia
A respeito da avaliação, assinale a alternativa correta.
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Prefeitura de Itanhaém - SP
Disciplina:
Pedagogia
Emilia Ferreiro esquematiza algumas propostas fundamentais sobre o processo de alfabetização inicial, como:
I. restituir a língua escrita seu caráter de objeto social. II. desde o início (após a pré-escola), é aceito que todos na escola podem produzir e interpretar escritas, cada qual em seu nível. III. não se pode imediatamente, ocorrer correção gráfica nem correção ortográfica. IV. não se supervaloriza a criança, supondo que de imediato compreendera a relação entre a escrita e a linguagem.
É correto o que se apresenta em
I. restituir a língua escrita seu caráter de objeto social. II. desde o início (após a pré-escola), é aceito que todos na escola podem produzir e interpretar escritas, cada qual em seu nível. III. não se pode imediatamente, ocorrer correção gráfica nem correção ortográfica. IV. não se supervaloriza a criança, supondo que de imediato compreendera a relação entre a escrita e a linguagem.
É correto o que se apresenta em
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Prefeitura de Itanhaém - SP
Disciplina:
Pedagogia
Conforme Mizukami (1986), nesta abordagem, a escola deverá respeitar a criança tal qual é, oferecendo condições para que ela possa desenvolver-se em seu processo de vira-ser. É uma escola que ofereça condições que possibilitem a autonomia do aluno. Trata-se da abordagem
Concurso:
Prefeitura de Itanhaém - SP
Disciplina:
Pedagogia
É neste nível que as crianças passam a fazer relações mais aprofundadas acerca da composição das sílabas, pois em vez de representar uma letra para cada sílaba, percebem que é necessário “juntar” determinadas letras para se conseguir os sons que as sílabas representam, ou seja, se antes escreviam BONECA com O E A, nesta fase a hipótese utilizada poderia ser: BO – E – CA. Trata-se do nível