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De acordo com a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), o acesso aos equipamentos e a inclusão digital na educação implica essencialmente:


( ) o acesso aos equipamentos digitais dependem das dimensões da inclusão digital na unidade de ensino, que envolve somente a presença de computadores, laptops ou celulares conectados à rede;
( ) a inclusão digital na unidade de ensino depende exclusivamente da tecnologia digital envolvendo a presença de computadores, laptops ou celulares conectados à rede;

( ) o acesso aos equipamentos é somente uma das dimensões da inclusão digital na unidade, que envolve mais que a presença de computadores, laptops ou celulares conectados à rede;

( ) apenas disponibilizar tecnologia nas unidades de ensino, não significa incluir as pessoas na cultura digital e não garante a qualificação da educação escolar.


Identifique as afirmativas verdadeiras (V) e as falsas (F) e assinale a alternativa que indica a sequência correta.
Segundo retratado na Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Ministério da Educação (MEC) estudam estratégias conjuntas para integrar ações de popularização da ciência e letramento digital nas escolas de tempo integral em todo o Brasil.

Sobre o tema letramento analise as afirmativas abaixo.

1. O letramento digital não é um requisito para a inclusão digital no mundo atual;
2. O letramento digital é um requisito para o exercício da cidadania;
3. O letramento digital é substitutivo dos processos de ensino aprendizagem de alfabetização e letramento do ensino tradicional da educação básica.

Assinale a alternativa correta.
A sigla TICs no contexto educacional, da rede privada e pública da educação básica de ensino significa:
De acordo com a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), é necessário um currículo que vá além da perspectiva dos Componentes Curriculares e de suas grades, vivenciando a transversalidade do conhecimento, seja no ambiente escolar ou fora dele, mas sempre tendo presente que a especificidade do papel que cabe à escola na sociedade NÃO pode:
De acordo com a Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva (2008), para fins de aplicação desta Lei, consideram-se:


( ) acessibilidade: possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida;

( ) desenho universal: concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou de projeto específico, incluindo os recursos de tecnologia assistiva;

( ) tecnologia assistiva ou ajuda técnica: produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social;

( ) barreiras: representam uma modalidade transversal que transcorre todos os níveis de escolaridade, etapas e modalidades, transformam anualmente de acordo com as avaliações realizadas nos conselhos de classes e fórum educacional.


Identifique as afirmativas verdadeiras (V) e as falsas (F) e assinale a alternativa que indica a sequência correta.