limpar filtros
Questões por página:

Sobre o marco regulatório do turismo no Brasil, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE.


A _____________________ reuniu várias normas relativas ao setor que estavam dispersas dentro da legislação brasileira, submetidas a várias interpretações, e traçou os parâmetros para o desenvolvimento do setor.

Considerando-se a Regionalização do Turismo e as novas denominações alteradas pelo Plano Nacional do Turismo (PNT) 2024-2027, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.



(1) Esses municípios, atualmente nas categorias A e B do Mapa do Turismo, concentram os maiores fluxos de visitantes e detêm os principais atrativos e serviços turísticos.


(2) Esses municípios (até então categorias C e D) têm atrativos e serviços que agregam à oferta da região.


(3) Esses municípios (atualmente categoria E) não têm fluxo turístico ou apresentam movimento pouco expressivo, mas se beneficiam da atividade turística.



( ) Municípios turísticos.


( ) Municípios com oferta turística complementar.


( ) Municípios de apoio ao turismo.

Em relação às Políticas Públicas do Turismo, assinalar a alternativa CORRETA.

Considerando-se alguns dos tipos de turismo e a sua importância para a definição de roteiros turísticos, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.



(1) A cidade de São Paulo concentra a maioria deste segmento, e sua liderança no Brasil, neste mercado, é indiscutível.


(2) Pode ser definido como aquele praticado por indivíduos ou grupos de pessoas que participam ativamente em caráter competitivo ou recreativo.


(3) Engloba atrativos do patrimônio tangível e intangível, incluindo também atividades e vivências focadas nos costumes de determinado povo ou região.



( ) Turismo esportivo.


( ) Turismo de eventos e negócios.


( ) Turismo cultural.

A respeito da relação de interdependência entre turismo e meio ambiente, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.



( ) O turismo pode ser considerado um dos causadores, ainda que de forma indireta, do aquecimento global e das mudanças climáticas.


( ) As regiões turísticas como zonas costeiras, pequenas ilhas, terras baixas e áreas úmidas não sofrem riscos com as mudanças climáticas que estão acontecendo no mundo.


( ) Nas áreas alteradas ou destruídas, devido às mudanças climáticas, as populações e os governos locais, bem como todo o trade turístico envolvido, poderão sofrer prejuízos significativos.


( ) O aumento de tempestades e de enchentes pode destruir a infraestrutura básica e turística, além de, junto ao aumento das ondas de calor, favorecer o surgimento de epidemias, afastando as chegadas turísticas nas áreas afetadas.