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Considerando as disposições da Lei nº 9.394/1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), a respeito da Educação Especial, assinale a alternativa correta.
“Tecnologia assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social” (Brasil,2007). As tecnologias DOSVOX, NVDA, ORCA e JAWS são direcionadas preferencialmente aos estudantes com deficiências:
“Para avançar rumo a um ensino de qualidade para todos, é necessário que incorporemos em nosso banco de atuações docentes um repertório rico e variado de metodologias de ensino. Quanto mais instrumentos de ensino tiverem os professores, mais fácil será responder à diversidade de necessidades educativas colocadas pelos alunos. Uma fonte de recursos que deveríamos aprender a manejar para enriquecer esse leque é a capacidade dos alunos de oferecer ajuda uns aos outros” (Duran,2007). Considerando a estratégia de tutoria por pares, assinale a alternativa correta.
O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do IFRS, criado por portaria instituída em cada campus, é um setor propositivo e consultivo que media a educação inclusiva na instituição (Brasil,2025). São algumas das competências dos NAPNEs, EXCETO:
“A diferença entre os conceitos de Plano Educacional Individualizado (PEI) centrado no indivíduo e de plano de AEE indica a necessidade de se modificar a política de como é elaborado o planejamento educacional para alunos do PAEE no país. Levando-se em consideração o que acontece em outros países, sugere-se a adoção do modelo de PEI centrado no indivíduo, visto que tem maior probabilidade de otimizar o processo de escolarização do PAEE em classes comuns de escolas regulares” (Tannús-Valadão; Mendes,2018). Nesse sentido, é um aspecto importante a ser considerado no planejamento do PEI: