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A organização curricular da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe que o ensino de História no Ensino Fundamental seja estruturado a partir de temas que favoreçam a compreensão crítica das transformações sociais, políticas, culturais e econômicas ao longo do tempo. No estudo do século XIX, os estudantes são orientados a analisar processos históricos que contribuíram para a conformação do mundo contemporâneo, como os movimentos de independência nas Américas, o nacionalismo, o imperialismo europeu e as diversas formas de resistência desses povos à dominação colonial.
Considerando a distribuição dos conteúdos históricos prevista na BNCC, o trecho acima refere-se ao componente curricular trabalhado no:
Considerando a função social do ensino de História e os princípios pedagógicos na atualidade, marque a alternativa cuja avaliação é mais adequada a essa prática:
No século XIX, diversos pensadores buscaram explicar os mecanismos que orientam as transformações históricas das sociedades. Entre eles, Karl Marx propôs uma interpretação que relaciona as formas de produção, as relações sociais e os conflitos de classe ao desenvolvimento histórico. Para Marx, as condições materiais da vida, especialmente as relações econômicas, constituem a base sobre a qual se estruturam instituições políticas, normas jurídicas, crenças religiosas e expressões culturais, influenciando as dinâmicas sociais e as mudanças históricas.
Com base nessa perspectiva teórica, marque a alternativa que melhor sintetiza o conceito de materialismo histórico:
A memória, a identidade e a cultura são conceitos fundamentais para compreender como grupos sociais constroem interpretações sobre o passado e articulam essas narrativas com o presente. Ao mesmo tempo, o ensino de História contemporâneo passou a reconhecer diferentes perspectivas, questionando versões únicas ou oficiais do passado e considerando a diversidade das experiências humanas.
Com base nesses princípios e nos seus conhecimentos prévios, leia as afirmativas abaixo, sinalizando (V) para verdadeira e (F) para falsa. Em seguida, marque a alternativa correspondente:
( ) A memória cultural de uma sociedade é sempre homogênea e consensual, pois todos os grupos compartilham exatamente as mesmas experiências históricas e interpretações do passado.
( ) As identidades culturais são dinâmicas e podem se transformar ao longo do tempo, refletindo processos históricos, intercâmbios culturais e mudanças estruturais no modo de vida de um grupo.
( ) O ensino de História tem como prioridade preservar apenas as narrativas oficiais consolidadas ao longo do tempo, mesmo que isso implique ignorar vozes marginalizadas ou silenciadas historicamente.
( ) A memória coletiva é relacionada à construção identitária e pode ser seletiva, destacando certas lembranças enquanto outras são esquecidas ou omitidas.
( ) As políticas de memória podem envolver disputas sociais, pois diferentes grupos podem reivindicar reconhecimento histórico de suas experiências e traumas.
( ) A cultura e a memória não possuem relação direta com a formação da identidade coletiva, estando restritas apenas ao campo das manifestações artísticas e folclóricas.
A Constituição Federal e a legislação arquivística brasileira reconhecem que documentos públicos de valor permanente constituem parte do patrimônio cultural do país. Esses registros possuem relevância histórica, administrativa, jurídica e social, sendo essenciais para a preservação da memória institucional e coletiva. Por isso, normas arquivísticas orientam que tais documentos recebam tratamento adequado, incluindo condições específicas de armazenamento, preservação e acesso.
Considerando essas orientações legais, marque a alternativa correta: