Filtrar


Questões por página:

Sulfato de bário é um sal muito pouco solúvel em água. Esse sal, em solução saturada, encontra-se na seguinte situação de equilíbrio:



Sendo o seu produto de solubilidade a 25 o C igual a 1,0 x 10-10 , em solução saturada, a concentração de Ba 2+ , em mol/L, é

No alto forno de uma siderúrgica, uma das reações que ocorre para a produção do redutor metalúrgico monóxido de carbono é a do coque com o gás carbônico. Em condições específicas, essa reação apresenta o seguinte equilíbrio:



Para esse equilíbrio, a expressão da constante de equilíbrio Kc em função das concentrações das espécies, em quantidade de matéria, é:

Com o objetivo de preparar uma solução padrão, um técnico realizou a seguinte operação: pesou 0,642 g de iodato de potássio, transferiu quantitativamente essa massa para um balão volumétrico de 250,00 mL, acrescentou água destilada até dissolver por completo o KIO3 e, a seguir, acrescentou mais água destilada até levar o volume da solução ao traço de referência 250,00 mL.

A concentração de KIO3 na solução preparada em quantidade de matéria, em mol L-1 , é

Dado
M (KIO3 ) = 214 g mol -1

No preparo de uma solução aquosa de um eletrólito forte que se dissocia por completo, ficam presentes no meio apenas as espécies iônicas. Sulfato de alumínio é um sal sólido e um eletrólito forte muito solúvel em água. Na sua dissolução ocorre o seguinte fenômeno:



Um técnico pesou, em balança semianalítica, 17,1 g de Al2 (SO4 ) 3 , dissolveu o sal em água e levou o volume da solução a 500 mL em balão volumétrico.

As concentrações de Al3+ e SO42- , em mol/L, após a dissolução naquele volume final são, respectivamente,

O fator de retenção (k) indica a taxa de eluição de um analito em uma coluna cromatográfica e está relacionado com o tempo de retenção do analito (t R) e o tempo morto (t M), que é o tempo necessário para que um soluto não retido pela fase estacionária passe pelo sistema.

A expressão para se obter o valor de k é