Filtrar


Questões por página:
Conforme Oliveira (2002), para gerar qualidade na educação infantil, as instituições precisam construir um currículo, com propostas de um trabalho pedagógico com múltiplas linguagens, que vão além dos eixos norteadores centrados em interações e brincadeiras (referindo-se a publicações de Emília Ferreiro). As instituições devem garantir, dentre outras, experiências em que

Os autores Edwards, Gandini e Forman, no último capítulo “Para onde vamos agora?”, de As cem linguagens da criança (2015), apresentam nas considerações finais do livro uma lista de procedimentos com o título ‘Preparação do projeto’. O livro relata um currículo baseado em projetos didáticos, bastante ousados para a tradição pedagógica.

Conforme o livro citado, considerando a abordagem tratada e os projetos apresentados, o procedimento correto é:

Segundo Emília Ferreiro (2010), a criança não é só constituída de mão para treinar, de olhos para ver, ou pelo fato de ela falar. Essas habilidades, mais a possibilidade humana da linguagem não são isoladas, somam com o pensamento humano. Em suas palavras:

“É preciso mudar os pontos por onde nós fazemos passar o eixo central das nossas discussões. (…) temos uma imagem empobrecida da criança que aprende: (…) Atrás disso há um sujeito cognoscente, alguém que pensa, que constrói interpretações, que age sobre o real para fazê-lo seu.

” Conforme Ferreiro (2010), qual é a unidade mais simples e que pode apresentar a linguagem de forma mais facilitadora da aprendizagem para a criança pensar sobre a escrita?

A maioria das redes públicas incorporou à escrita infantil o nome das crianças, como atividade inicial de leitura e escrita e suporte para o entendimento da base alfabética. Há dúvidas ainda em relação às explorações e às possibilidades de atividades. Sobre isso, Teberosky e Cardoso (2000) indicam que
Conforme Tizuko Kishimoto (2009), é correto afirmar que a brincadeira na teoria piagetiana é