Filtrar


Questões por página:

Antigamente o homem tinha a impressão de que os recursos da natureza eram infinitos. O caçador de mamutes via muitos deles e só conseguia capturar um ou outro, entendendo assim que seu número era infindável. A noção de que a natureza é infinita mudou a partir do momento em que o homem, dominando a técnica, fabricou máquinas capazes de, em poucos dias, destruir uma floresta; ou, indo a extremos, acabar com o mundo em minutos caso resolva experimentar algumas de suas bombas atômicas.

Júlio Chiavenato, in O massacre da Natureza.


Assinale a opção em que a forma “entendendo assim” fica corretamente substituída, mantendo seu sentido original.

O jornal O Globo, em 19/10/2018, publicou a seguinte manchete:


Mudanças no IR dariam alívio ao contribuinte


Sobre os componentes dessa manchete, assinale a afirmativa incorreta.

Um jornal carioca publicou a seguinte manchete nas páginas esportivas:


Vasco obtém empréstimo para acertar pagamentos


Dessa manchete deduz-se que

A civilização do século XX tornou-se altamente dependente do mais nobre dos combustíveis, porque ele é extremamente conveniente: é líquido, podendo pois ser transportado facilmente nos mais variados recipientes e em oleodutos, e, além disso, é o combustível mais rico em calorias. Assim, a humanidade se acostumou com o ‘creme’ dos combustíveis e o desperdiçou, como quem desperdiça um bem ganho sem qualquer esforço. Mas isso vai acabar, o petróleo é uma herança que recebemos do passado e que fatalmente vai terminar.”

José Goldemberg, Quatro Rodas. São Paulo, maio de 2013.


Sobre o petróleo, assinale a afirmativa incorreta.

“A civilização do século XX tornou-se altamente dependente do mais nobre dos combustíveis, porque ele é extremamente conveniente: é líquido, podendo pois ser transportado facilmente nos mais variados recipientes e em oleodutos, e, além disso, é o combustível mais rico em calorias. Assim, a humanidade se acostumou com o ‘creme’ dos combustíveis e o desperdiçou, como quem desperdiça um bem ganho sem qualquer esforço. Mas isso vai acabar, o petróleo é uma herança que recebemos do passado e que fatalmente vai terminar.”

José Goldemberg, Quatro Rodas, São Paulo, maio de 2013.

Todos os termos sublinhados no texto acima se referem a um termo anterior, à exceção de um. Assinale-o.