Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Analise as sentenças a seguir de acordo com o texto:

I.O dançar, o cantar e o contar histórias são exemplos de experiências de vida que Krenak mobiliza para comparar, de alguma maneira, duas instâncias da nossa sociedade: a das pessoas comprometidas com o desenvolvimento, que levam a sério o fim do mundo, e a das pessoas hipnotizadas pelo prazer, pela vida desregrada e sem compromisso social.
II.Ainda que vivamos em um tempo especialista em destruir, de alguma forma, o sentido de viver em sociedade, há coletivos espalhados pelo mundo que resistem a essa vida sem sentido, indo na contramão de um mundo que, convencido de seu fim, não sonha mais, não constrói sentidos para o viver.
III.A humanidade que tem sido ofertada pelo nosso tempo é uma humanidade que não tolera o prazer. Para nos convencer a fazer parte dessa humanidade, o argumento está no fim do mundo, que se aproxima, logo, não há pelo que sonhar. Para Krenak, adiar o fim do mundo está em o ser humano não ceder a essa humanidade zumbi, mas resistir, tendo mais uma história para contar.

É correto o que se afirma em:
mostrar texto associado
Leia o excerto a seguir e analise as sentenças, registrando V, para verdadeiras, e F, para falsas: "O tipo de humanidade zumbi que estamos sendo convocados a integrar não tolera tanto prazer, tanta fruição de vida".

(__)A palavra "zumbi" foi usada em sentido figurado, caracterizando e restringindo o substantivo "humanidade", ou seja, aquela que apenas vagueia na vida, que está morta-viva, à espera do fim.
(__)Nesse contexto, o verbo "convocar" (no particípio, "convocados") tem como sinônimo o verbo "invocar", o qual pode substitui-lo mantendo o sentido: "O tipo de humanidade zumbi que estamos sendo invocados a integrar..."
(__)A palavra "fruição" foi usada adequadamente e tem o sentido de "desfrute, proveito, gozo, prazer".

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
mostrar texto associado
Leia o excerto: "E a minha provocação sobre adiar o fim do mundo é exatamente sempre poder contar mais uma história. Se pudermos fazer isso, estaremos adiando o fim."

(__)A expressão "contar mais uma história" se refere a uma vida com sentido, pois, para contar mais uma história é preciso viver, o que, de acordo com o texto, pede de nós movimento, vida em sociedade, sonhos.
(__)A palavra "sempre" é um advérbio, desempenhando a função de adjunto adverbial. No caso do excerto, ele modifica a locução verbal "poder contar", conferindo-lhe uma noção de constância, de continuidade. Essa construção estabelece o sentido pretendido por Krenak de que, contando mais uma história continuamente, adiamos o fim do mundo.
(__)A locução verbal "estaremos adiando" (estar + gerúndio) é comumente usada em textos orais, como é o caso da palestra. Ela poderia ser substituída por "adiaremos", mantendo o sentido do texto.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Assinale a afirmativa que apresenta ERRO relativo à concordância ou à regência preconizadas pela norma culta da língua escrita.
Visualizar Questão Comentada
mostrar texto associado
No trecho se tivessem escolha, jamais desejariam uma jornada tripla., há perfeita correlação dos tempos dos verbos ter e desejar, garantindo a lógica na expressão das ideias. Assinale a afirmativa em que a correlação dos tempos verbais NÃO está correta.
Visualizar Questão Comentada