Filtrar


Questões por página:
A corrente de curto-circuito em um setor de um sistema elétrico é igual a 8 p.u.. As bases nesse setor são 50 MVA e 100 kV.
A corrente de curto-circuito, em ampères, é:

A figura abaixo apresenta um diagrama unifilar de um sistema elétrico.




No ponto P ocorre um curto-circuito entre duas fases com uma tensão de pré-falta de 0,8 p.u..
Considerando como bases a potência e a tensão do gerador no setor em que se encontra, a corrente de curto circuito, em p.u., é:
Um equipamento elétrico trifásico possui como dados elétricos potência de 500 kVA, tensão de alimentação de 20 kV e impedância de 0,3 p.u.. A potência e a tensão de bases escolhidas para o setor onde esse equipamento encontra-se instalado é de 400 kVA e 40 kV.
A sua impedância para a nova base, por unidade (p.u.), é:
Um equipamento elétrico trifásico na configuração estrela possui como dados elétricos potência de 500 kVA e tensão de alimentação de 20 kV. A potência e a tensão de bases escolhidas para o setor onde esse equipamento encontra-se instalado é de 400 kVA e 40 kV.
A sua impedância, por unidade (p.u.), é:
Um transformador trifásico possui o primário e o secundário nas configurações delta e estrela, respectivamente. A tensão de linha do primário é de 35 kV e, do secundário, de 220 V. Considere as afirmativas abaixo a respeito desse transformador:
I. A relação de espiras do primário sobre o secundário é de 35/0,22. II. A corrente elétrica no secundário é igual a 1000xI se no primário for igual a 3,63xI. III. A defasagem entre a tensão da fase A em relação da B no primário e a da fase A em relação da B no secundário é de 30o .
Está correto somente o que se afirma em: