Filtrar


Questões por página:


A figura precedente ilustra esquematicamente um para-raios (elemento A) utilizado como equipamento de proteção apropriado de um transformador de potência (elemento T), o qual é atendido por uma linha de transmissão (elemento L). Com relação a esse tipo de proteção e aos equipamentos envolvidos nesse sistema, assinale a opção correta.
mostrar texto associado
As figuras precedentes ilustram os diagramas de força e de comando para acionamento de um motor de indução trifásico, com partida mediante uso de chave compensadora. No circuito de força está devidamente caracterizado o esquema de taps em derivação do transformador utilizado no circuito. A respeito do funcionamento desses circuitos e da atuação dos componentes nos circuitos, assinale a opção correta.
    No barramento de determinada rede trifásica, a corrente de curto-circuito fase-terra (monofásico) é igual a 2√3 kA. Nesse barramento, a tensão nominal da rede elétrica, igual a 100 kV, é usada como base para a conversão em valores pu e a potência aparente de 100 MVA é utilizada como a base de potência. No barramento em que a corrente de curto-circuito fase-terra foi verificada, a impedância equivalente de Thévenin de sequência zero é puramente indutiva, com reatância igual a 0,1 pu da base previamente definida. As impedâncias de sequência positiva e de sequência negativa no barramento são iguais e também puramente indutivas, porém desconhecidas.
 
Considerando-se as informações apresentadas e que a impedância de falta no local é nula, é correto afirmar que a corrente de curto-circuito trifásico no barramento da base definida anteriormente é igual a

O circuito trifásico precedente é alimentado por fonte de tensão equilibrada e simétrica. Considerando que todos os valores de impedâncias envolvidos estão em ohms, que j = √-1 e que a intensidade da corrente Ia é igual a 100 A, assinale a opção correta.

    Uma instalação elétrica trifásica é composta por três cargas equilibradas. A primeira carga é constituída por motores de indução que absorvem 4,8 kW de potência ativa e 3,6 kVAr de potência reativa. A segunda é uma carga T, com potência e fator de potência desconhecidos. A terceira carga é um motor síncrono que funciona com fator de potência adiantado, demandando 5 kVA e gerando 4,6 kVAr. A instalação elétrica como um todo, compreendendo as três cargas, absorve 8 kW com fator de potência unitário.
 
Com base nessas informações, é correto afirmar que a carga T