Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado

No esquema de aterramento ilustrado na figura I, a proteção somente poderá ser realizada por dispositivo a sobrecorrente, uma vez que esse esquema é incompatível com o disjuntor diferencial-residual.

mostrar texto associado

Ao se adotar o esquema de aterramento mostrado na figura II, é obrigatório o uso de dispositivo supervisor de isolamento com alerta sonoro e(ou) visual.

mostrar texto associado
Considere a situação a seguir.

No banheiro de um escritório, um empregado, ao comutar a chave do chuveiro de verão para inverno, sentiu um pequeno choque e, em seguida, a água do chuveiro não aqueceu como era esperado. Após o ocorrido, foi constatado que houve a atuação do dispositivo de proteção à corrente diferencial-residual (DR) de alta sensibilidade, com corrente de 30 mA, o que fez que o circuito do chuveiro se desligasse. Com base nessa situação, é correto afirmar que a instalação desse chuveiro tem apenas proteção básica contra choque elétrico.
mostrar texto associado
Considere que determinado trabalhador, ao executar serviço próximo a uma rede de 13,8 kV energizada, em decorrência choque elétrico, caia do andaime. Nesse caso, é correto inferir que o desligamento da rede durante a execução do serviço poderia ter evitado o acidente, pois constitui uma forma de proteção supletiva contra choque.
mostrar texto associado
Em uma planta industrial onde as carcaças dos motores e as eletrocalhas estão interligadas por cordoalhas de cobre, há proteção por meio de equipotencialização.