Filtrar


Questões por página:
Quanto a coordenação entre condutores e dispositivos de proteção contra correntes de sobrecarga, pode-se afirmar, para que a proteção dos condutores contra sobrecargas fique assegurada, as características de atuação do dispositivo destinado a provê-la dever ser tais que:
 
Onde: IB é a corrente de projeto do circuito; IZ é a capacidade de condução de corrente dos condutores, nas condições prevista para usa instalação; e In é a corrente nominal do dispositivo de proteção, nas condições previstas para sua instalação.
Assinale a alternativa correta no que se refere a um componente da instalação elétrica. Assim, quanto um componente da instalação, fixo ou estacionário, for suscetível de produzir, em operação normal, arcos ou centelhamento, o mesmo deve ser:
Quanto a proteção contra efeitos térmicos. As pessoas, assim como os equipamentos e materiais fixos adjacentes a componentes da instalação elétrica, devem ser protegidos contra os efeitos térmicos danosos que possam ser produzidos por esses componentes. Os componentes da instalação elétrica não devem apresentar perigo de incêndio para os materiais próximos adjacentes. Devem ser observadas, além das prescrições da NBR 5410:2004, as respectivas instruções dos fabricantes. Assinale a alternativa correta, sobre os componentes fixos cujas superfícies externas possam atingir temperaturas elevadas e suscetíveis de provocar incêndio nos materiais adjacentes, segundo a NBR 5410:2004, devem ser:
Considere as distâncias mínimas a serem obedecidas nas passagens destinadas à operação e/ou manutenção desprovidas de qualquer proteção contra contatos com partes vivas.
Quando os dois lados da passagem apresentam partes vivas, a passagem livre defronte manípulos de dispositivos elétricos destinados a passagem de manutenção, deve apresentar quanto de largura mínima, segundo a NBR 5410:2004. Assinale a alternativa correta:
Considere as distâncias mínimas a serem obedecidas nas passagens destinadas à operação e/ou manutenção desprovidas de qualquer proteção contra contatos com partes vivas. Quando apenas um dos lados da passagem apresenta partes vivas não protegidas, qual a largura (mínima) da passagem entre parede e partes vidas, segundo a NBR 5410:2004: