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Concurso:
Petrobras
Disciplina:
Engenharia Elétrica
Um motor elétrico trifásico é alimentado por uma tensão cujo valor de linha é igual a 220 V. A corrente no motor em operação nominal é igual a 20 A, e o fator de potência indutivo é 0,9. Sabe-se que, para essa condição, o rendimento do motor é igual a 90%, e a velocidade de rotação do eixo é igual a 81 √3 rad/s.
O valor, em N.m, do torque no eixo do motor é
O valor, em N.m, do torque no eixo do motor é
Concurso:
INFRAERO
Disciplina:
Engenharia Elétrica
Para inibir oscilações no sinal de saída do sensor indutivo, causadas principalmente por vibrações, ele é projetado para que o ponto de acionamento, durante a aproximação da sua face sensora em direção ao objeto metálico, seja diferente do ponto de desacionamento durante o seu afastamento. Essa característica é denominada
Concurso:
INFRAERO
Disciplina:
Engenharia Elétrica
Considere:
v = tensão
i = corrente
r = resistência
f = fluxo magnético
T = temperatura
P = pressão
Caracteriza o termopar a função:
v = tensão
i = corrente
r = resistência
f = fluxo magnético
T = temperatura
P = pressão
Caracteriza o termopar a função:
Concurso:
INFRAERO
Disciplina:
Engenharia Elétrica
Com relação a um sistema de controle supervisor, aplicado na supervisão e controle de um sistema elétrico em tempo real, analise:
I. estimação de estado é uma função vital para um sistema de controle supervisor.
II. o acúmulo de erro de tempo na operação de um sistema elétrico indica violações no controle de frequência e/ou de intercâmbio.
III. a simulação e o cálculo de sistemas elétricos em tempo real é uma função com pouco uso em um controle supervisor.
É correto o que consta APENAS em
I. estimação de estado é uma função vital para um sistema de controle supervisor.
II. o acúmulo de erro de tempo na operação de um sistema elétrico indica violações no controle de frequência e/ou de intercâmbio.
III. a simulação e o cálculo de sistemas elétricos em tempo real é uma função com pouco uso em um controle supervisor.
É correto o que consta APENAS em
Concurso:
INFRAERO
Disciplina:
Engenharia Elétrica
Em relação aos tipos de acionamentos soft-starter, considere as seguintes afirmativas:
I. Em elevatórias de água, bruta ou tratada, as partidas com soft-starter podem ter as rampas de aceleração e desaceleração ajustadas para não existir golpe de aríete nas tubulações, sendo justificadas para aumentar a vida útil dos conjuntos mecânicos e minimizar o rompimento de adutoras, seus custos de manutenção e perda de produção.
II. Durante as rampas de aceleração ou desaceleração de partidas com soft-starter, normalmente os capacitores de correção de fator de potência são desligados para evitar danos nos componentes eletrônicos.
III. Manobras com bancos de capacitores para correção do fator de potência devem ser feitas com contatores equipados com resistências de amortecimento.
IV. Partidas em motores de bombas de recalque, com ventilação forçada ou dependentes de escorva não precisam prever intertravamentos com esses sistemas.
É correto o que consta APENAS em
I. Em elevatórias de água, bruta ou tratada, as partidas com soft-starter podem ter as rampas de aceleração e desaceleração ajustadas para não existir golpe de aríete nas tubulações, sendo justificadas para aumentar a vida útil dos conjuntos mecânicos e minimizar o rompimento de adutoras, seus custos de manutenção e perda de produção.
II. Durante as rampas de aceleração ou desaceleração de partidas com soft-starter, normalmente os capacitores de correção de fator de potência são desligados para evitar danos nos componentes eletrônicos.
III. Manobras com bancos de capacitores para correção do fator de potência devem ser feitas com contatores equipados com resistências de amortecimento.
IV. Partidas em motores de bombas de recalque, com ventilação forçada ou dependentes de escorva não precisam prever intertravamentos com esses sistemas.
É correto o que consta APENAS em