Filtrar


Questões por página:

A realização de paralelismo de geradores é uma medida amplamente utilizada nos parques de energia. Suponha dois geradores idênticos, G1 e G2 , conectados ao barramento de um sistema elétrico de potência, injetando potências ativas P1 e P2 . A forma pela qual as potências ativas são repartidas entre esses dois geradores ocorre, principalmente, pelo(a)

Seja um transformador monofásico de 40 kVA, 3.000/300 V. A partir dos ensaios de curto-circuito e circuito aberto, verificou-se que as perdas no cobre e no ferro têm valores iguais a 600 W e 300 W, respectivamente. Admitindo que esse transformador alimenta uma carga em condições nominais, com fator de potência 0,7 indutivo, o valor aproximado de seu rendimento é

No circuito elétrico da figura acima, com a chave aberta, o capacitor está totalmente descarregado. Considerando que o capacitor atinge carga máxima após 5 constantes de tempo, quanto tempo, em ms, decorrerá para esse capacitor atingir a carga máxima, após o fechamento da chave?

Na fronteira entre dois meios dielétricos magnéticos (meios 1 e 2), os campos elétrico e magnético devem satisfazer determinadas condições de contorno. Considere que os meios 1 e 2 tenham, respectivamente, permissividades e¹ e e² (em F/m) e permeabilidades µ¹1 e µ² (em H/m). Dado que, nos meios 1 e 2, as intensidades de Campo Elétrico, em V/m, são, respectivamente, E1 e E2, e as densidades de fluxo magnético, em T, são, respectivamente, B1 e B2, na fronteira entre esses meios, a(s) componente(s)

Um núcleo toroidal tem uma seção reta S [ m² ], comprimento médio L [ m ], permeabilidade µ [ H/m ] e um enrolamento de N espiras. Nesse núcleo é feito um Gap (entreferro) de comprimento médio d [ m ], com d << L, de modo que a dispersão no Gap possa ser desprezada. Para que o núcleo tenha um fluxo magnético de Ψ [ Wb ], a expressão da corrente no enrolamento, em ampères, é

Dados: permeabilidade do Gap é µ0 [ H/m ] e a dispersão no enrolamento é desprezível