Filtrar


Questões por página:
Os conceitos de “proteção básica” e de “proteção supletiva” correspondem, respectivamente, aos conceitos de proteção contra contatos diretos e de proteção contra contatos indiretos. Dessa forma, constituem exemplos de proteção básica e supletiva, respectivamente:
Em um motor síncrono trifásico, para inverter seu sentido de rotação basta:
Para minimizar a possibilidade de choque elétrico em instalações, deve-se medir a resistividade do solo para então projetar sua malha de aterramento de forma adequada. Utilizando-se o método de Wenner, são usados cinco eletrodos como mostra a Figura 1(a), sendo dois de corrente, dois de potencial e um para atenuar os efeitos das correntes parasitas, que devem ser ligados nos terminais do megômetro de terra da figura 1(b). Imagem associada para resolução da questão
Considerando a sequência de terminais C1, C2, P1, P2, G, a ordem na qual os eletrodos devem ser ligados é:
Os condutores para alimentação de uma carga monofásica, que consome 112 A, a uma tensão de fase de 220 V, tem seção de 70 mm². Sabendo-se que a queda de tensão no condutor é de 6% e que sua resistividade é de 1/56 Ω·mm²/m, o comprimento do condutor fase, arredondado para cima, é de:
mostrar texto associado
Considere-se que, em um amperímetro e voltímetro, o terminal comum é o negativo (−) e o terminal de corrente/tensão é o positivo (+). Para que os instrumentos de medição do circuito da figura 1(a) meçam os valores indicados na tabela da figura 1(b), a polaridade dos terminais a e b do amperímetro e dos terminais c e d do voltímetro deve ser: