Filtrar


Questões por página:

A Figura abaixo contém no interior do quadrilátero tracejado um circuito integrado (CI) especial, composto de três amplificadores operacionais (AO 1, AO 2, AO 3), que apresenta algumas das características que o tornam um amplificador dedicado para instrumentação.

Quando comparado a um circuito am- plificador operacional de uso corrente, algumas características podem ser destacadas, entre as quais a tensão de OFFSET de entrada muito baixa, a alta rejeição de modo comum, o ganho de malha aberta extremamente alto, a impedância de saída muito baixa e a impedância de entrada alta. Em alguns desses CI dedicados à instrumentação, certos parâmetros não estão limitados apenas às suas características intrínsecas, podendo ser ajustados ex- ternamente, como é o caso do ganho de malha fechada, controlado por um resistor de precisão (rg) também mostrado na Figura.

Sabendo-se que R1= 10 k Ω, R2=100 k Ω, e que rg foi ajustado para 1 kΩ, , qual é o valor da tensão de saída Vo, em volts, quando V2=1,001 V e V1=1,000 V ?

As Figuras abaixo apresentam dois circuitos (I) e (II) diferenciadores.

O circuito (I) é um diferenciador tradicional, simples, apresentando certas deficiências, tais como instabilidade de ganho e sensibilidade a ruídos. O circuito (II) é mais aprimorado, e nele é inserido um resistor (R1) na entrada, que minimiza certas imperfeições encontradas no circuito diferenciador básico (I), o que lhe traz vantagens.

Comparando-se os dois circuitos, constata-se que o(a)

A Figura abaixo mostra um circuito capaz de converter um sinal digital em um sinal analógico. Conhecido como conversor digital analógico D/A, é usado em instrumentação de medição de processos.

Sendo A o bit mais significativo e supondo-se ainda que os níveis lógicos assumam as tensões “1” = 5 volts e “0”=0 volts, quais são, respectivamente, a função das portas AND e a saída analógica Vs, em volts, para o binário de entrada composto dos bits A=“1”, B=“0”, C=“0” e D=“1”?

Na modulação digital, verifica-se que um sinal denominado portador é modulado por bits 0 e 1, em sequências de pulsos com amplitude, frequência ou fase que variam em função do bit que se deseja transmitir. Nesse sentido, podem-se citar diversas modulações binárias, tais como ASK, FSK e PSK. As Figuras abaixo representam o diagrama do modulador ASK e a sua respectiva saída.

Diante do exposto, conclui-se que os ganhos A e B dos amplificadores são, respectivamente,

Com uma onda portadora senoidal de sinal de 20 V de pico e de frequência de 1MHz, é produzida uma modulação em amplitude, com uma informação cossenoidal de 20 V de pico a pico e de frequência de 1KHz.

A potência média do sinal modulado, em watts, transmitida a uma carga de 1Ω é