Filtrar


Questões por página:

A espirometria é uma das ferramentas diagnósticas mais utilizadas na avaliação funcional respiratória, constituindo um exame de ampla aplicabilidade e reprodutibilidade na grande maioria dos pacientes. Além dos valores obtidos de fluxos e volumes, a análise da morfologia da curva expiratória e inspiratória também traz informações diagnósticas importantes.


Em relação à espirometria, assinale a alternativa correta.

A oxigenoterapia consiste na administração de oxigênio em concentração de pressão superior à encontrada na atmosfera ambiente, para corrigir e atenuar deficiência de oxigênio ou hipóxia. Em relação a indicações, procedimentos, vantagens e desvantagens dessa terapêutica, assinale a alternativa correta.
A atuação da Fisioterapia tem ganhado espaço na área da oncologia com expectativas crescentes de expansão. Isso vem acontecendo, principalmente, em razão dos avanços dos tratamentos oncológicos e dos bons resultados no aumento do tempo de vida, mas com consequentes impactos na qualidade de vida dos pacientes. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
Paliativismo ou cuidados paliativos é o termo associado ao conjunto de práticas de assistência ao paciente incurável com o objetivo de oferecer dignidade e diminuição de sofrimento em casos terminais ou estágio avançado de determinada enfermidade. A respeito desse tema e da atuação da Fisioterapia, assinale a alternativa correta.

Um paciente de 32 anos de idade possui diagnóstico de síndrome do impacto crônica no ombro esquerdo. Apresenta dor local, discinesia escapular e diminuição da amplitude de abdução, e da rotação externa e da força muscular global ao redor da articulação. Os exames de imagem demonstraram pequeno grau de ruptura do tendão do músculo supraespinal. Recomenda-se o tratamento conservador.


Acerca desse caso clínico, assinale a alternativa que descreve a indicação mais efetiva de abordagem fisioterapêutica para o paciente.