Filtrar


Questões por página:
Um paciente adulto procurou a UBS para uma consulta odontológica de rotina. Ao exame clínico, foi constatada lesão cariosa com cavitação na face oclusal do dente 16. Foi realizada a remoção de tecido cariado com instrumentos rotatórios. A lesão mostrou-se profunda, restando menos de 0,5 mm de espessura de dentina remanescente. Tendo em vista que a restauração será realizada em resina composta fotopolimerizável, assinale qual seria a primeira opção para a proteção do complexo dentino-pulpar.
Visualizar Questão Comentada
Durante uma consulta odontológica de rotina, um paciente de 35 anos apresenta uma lesão cariosa em uma superfície oclusal do segundo molar superior esquerdo. Ao realizar o exame clínico, você observa uma lesão com coloração marrom-escura e aspecto brilhante. Diante dessa situação, qual é a conduta mais simples para determinar se a cárie está ativa ou inativa?
Visualizar Questão Comentada
A mancha branca é a fase da lesão de cárie incipiente no esmalte, já visível clinicamente. Costuma incidir em superfícies lisas (próximas da margem gengival) e em superfícies com fissuras. Aparece como área esbranquiçada opaca, de superfície rugosa. Estas características são consequência da remoção sub-superficial de minerais, que ocasionam microvazios com capacidade de espalhar a luz. Qual das seguintes afirmações sobre a progressão da lesão é verdadeira?
Visualizar Questão Comentada
A gengivite é um processo inflamatório restrito à gengiva, caracterizado pelo aspecto edemaciado da margem gengival (que muda seu contorno em arco). Enquanto a periodontite é a inflamação dos tecidos periodontais de suporte. Em relação à gengivite e à periodontite, qual das seguintes afirmações é verdadeira?
Visualizar Questão Comentada

O estudo dos determinantes sociais do processo saúde-doença na Odontologia é essencial para compreender as complexas interações entre fatores sociais, econômicos e biológicos que influenciam a saúde bucal das populações. Com base nesse contexto, marque a alternativa que contém a sequência correta de respostas onde V indica verdadeiro e F falso para as afirmativas abaixo:


I. O estudo dos processos de adoecimento e morte em coletividades humanas revela a natureza histórica e social da doença, destacando a importância da análise em nível individual. Foi demonstrado que as formas de inserção dos diversos grupos populacionais no processo de produção e as relações que tais grupos estabelecem entre si, caracteriza a articulação entre o social e o processo saúde-doença.


II. A classificação proposta dos determinantes sociais das doenças utilizada pelo Ministério da Saúde reconhece quatro determinantes das doenças, incluindo biologia humana, ambiente, estilo de vida e serviços de saúde.


III. Estudos evidenciam que a cárie dentária tem diminuído no Brasil; porém, a iniquidade na distribuição da doença tem se mantido, indicando a necessidade de medidas sociais e econômicas para combatê-la.


IV. A associação entre a renda familiar, moradia, escolaridade e classe social com a cárie dentária foi verificada apenas em estudos no Nordeste brasileiro, não se estendendo para outras regiões do Brasil.


V. Em países com alto e médio nível de desenvolvimento, crianças tendem a ter maior prevalência de cárie dentária devido à intensa urbanização e acesso a alimentos industrializados ricos em açúcar.

Visualizar Questão Comentada