Filtrar


Questões por página:

Observe a figura a seguir.

Fonte: LIMA, José Eduardo de Oliveira. Cárie dentária: um novo conceito. Rev Dent Press Ortodon Ortop Facial, v.12, n.6,2007. (Adaptado).

 

 

De acordo com Ernest Newbrun (1983) a patogênese da doença cárie é resultante da interação crônica entre os seus fatores etiológicos determinantes. Neste contexto, a intersecção dos fatores etiológicos apresentados no diagrama que segue, resultará em

A prevenção das doenças bucais está associada a três níveis de prevenção, de acordo com o modelo proposto por Leavell e Clark. Em relação à doença periodontal, são exemplos dos níveis de prevenção primária, secundária e terciária, respectivamente:

A periodontite crônica pode apresentar sinais clínicos como perda de inserção à sondagem, formação de bolsa periodontal, recessão da margem gengival, perda de osso alveolar, aumento da mobilidade dentária, presença de grandes quantidades de cálculo supragengival e subgengival, dentre outros.
Considere as seguintes afirmações e marque (V) para VERDADEIRO ou (F) para FALSO:.

( ) A gengivite induzida por placa é considerada um fator de risco para o desenvolvimento da periodontite crônica, porém não se pode afirmar que toda gengivite não tratada evolui para uma periodontite crônica.
( ) A periodontite crônica é considerada localizada quando <30% dos locais são afetados e como generalizada quando esse nível é excedido.
( ) A patogênese e a progressão da periodontite independe de fatores relativos ao hospedeiro.
( ) A destruição tecidual na periodontite crônica não afeta todos os dentes da mesma forma, podendo apresentar predileção por determinados locais.

A sequência CORRETA é:
Paciente KLD,12 anos, sexo masculino, compareceu ao atendimento odontológico após sofrer um trauma facial, apresentando presença de sangramento no sulco gengival do elemento 21, sem mobilidade ou deslocamento, com dor à percussão.
Qual o diagnóstico desta injúria:
Ao analisar uma radiografia periapical de rotina, observou-se a presença de uma lesão radiopaca circular, com contorno bem definido,2 cm de diâmetro e aspecto de “bola de golfe”, rodeada por uma delgada e uniforme linha radiolúcida, aderida à raiz do elemento 46.
Assinale a hipótese diagnóstica para este caso.