Filtrar


Questões por página:

Associada ao caráter autossômico dominante, esta lesão afeta ambas as dentições. O esmalte destaca-se com facilidade, tornando os dentes opalescentes e acinzentados, com dentina anormal, que também se destaca facilmente pela atrição.

Esta descrição é compatível com

A imagem radiográfica é caracterizada como uma rarefação óssea periapical circunscrita, radiolúcida, sem a presença da cortical circundando-a, podendo ter tamanho variado e, como consequência perda da lâmina dura. Tais sinais são compatíveis com as características radiológicas de um
O primeiro sinal radiográfico observado nas alterações periapicais é a

Paciente do sexo feminino, cor da pele negra, com 45 anos de idade, procurou o serviço odontológico com queixa de lesão na região dos dentes 37 e 38. Ao exame clínico, constatou-se uma tumefação indolor. Ao exame radiológico da área, verificou-se uma imagem radiolúcida multilocular do tipo “bolhas de sabão”, com expansão cortical lingual e vestibular, margens com festonamento irregular e reabsorções radiculares dos dentes 37 e 38.

Este quadro clínico é compatível com o diagnóstico de

Paciente do sexo masculino, 58 anos, procura o serviço odontológico, pois notou que havia cerca de 2 meses surgiu uma ferida com sangramento e rápido crescimento. Na anamnese, o cirurgião-dentista constatou tratar-se de etilista crônico, tabagista e trabalhador da zona rural na fronteira com a Venezuela. O exame clínico mostrou lesão ulcerada, bordas elevadas, nítidas e endurecidas. Para o diagnóstico diferencial, devem ser consideradas as seguintes hipóteses: