Filtrar


Questões por página:

Comunidades terapêuticas são espaços pensados para tratar indivíduos de maneira coletiva. O termo é alvo de motivação para reforma psiquiátrica no Brasil. Leia as alternativas a seguir sobre o tema.

I. Comunidades terapêuticas resgatam a função de cuidado hospitalar, contudo o pressuposto básico é que apenas personagens com possibilidades de função técnica influenciam o cuidado.

II. Faz parte do processo de ação das comunidades terapêuticas intervenções colaborativas com os pacientes.

III. Comunidades terapêuticas não são modelo válido de cuidado para pacientes que utilizem substâncias psicoativas com dependência.

Assinale alternativa correta.

O Ministério da Saúde possui portarias específicas para o funcionamento da saúde mental no contexto do Sistema Único de Saúde. A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) é estabelecida por essas portarias e determina dispositivos de saúde que estejam disponíveis para atuar no auxílio do paciente com transtorno mental. Sobre a RAPS, assinale a alternativa correta.
Questão Anulada
O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais 5ª edição (DSM-5) classifica os transtornos de personalidade em três clusters específicos. A classificação ainda permite uma perspectiva dimensional em que apenas traços estão presentes, quando os critérios não estão completamente atendidos. Cada cluster possui um eixo estruturante de domínio de personalidade que o caracteriza. Assinale a alternativa correta que contenha o cluster, os transtornos nele contidos conforme o DSM 5 e sua correta associação com o domínio de personalidade compreendido por ele.
Medicações com ação sobre controle de impulso são opções terapêuticas que auxiliam no manejo de situações clínicas como oligofrenias. As alternativas enumeram psicofármacos e neurotransmissores associados à sua ação. Em relação a isso, assinale a alternativa correta.

Em relação à eletroconvulsoterapia (ECT), analise as afirmativas abaixo.

I. A ECT constitui terceira linha de tratamento para esquizofrenia após advento de antipsicóticos atípicos e a da clozapina.

II. A ECT no tratamento da esquizofrenia em combinação com antipsicóticos não é mais eficaz que antipsicóticos isolados em casos inicialmente refratários.

III. A ECT não é mais rápida do que antipsicóticos para o tratamento da catatonia.

IV. A ECT é benéfica no tratamento de episódios maníacas, não sendo porém mais rápida do que o lítio.

Assinale alternativa correta.