Filtrar


Questões por página:

No critério diagnóstico “B” do DSM-5 para narcolepsia, consta a presença de polissonografia do sono noturno demonstrando latência do sono REM inferior ou igual a I minutos ou teste de latência múltipla do sono demonstrando média de latência do sono inferior ou igual a II minutos e dois ou mais períodos de REM no início do sono.

As lacunas I e II são preenchidas, correta e respectivamente, por

De acordo com o DSM-5, nos marcadores diagnósticos do transtorno pedofílico, medidas psicofisiológicas do interesse sexual podem, algumas vezes, ser úteis quando a história do indivíduo sugere a possível presença de transtorno pedofílico, mas ele nega atração forte ou preferencial por crianças. Entre essas medidas, a mais pesquisada e usada há mais tempo é:

Considere as afirmativas abaixo relacionadas às “questões diagnosticas relativas ao gênero”, em diferentes condições clínicas, descritas no DSM-5:

I. Os ataques de pânico são mais comuns em indivíduos do sexo feminino do que nos do masculino, mas as características clínicas dos sintomas dos ataques de pânico não diferem entre os gêneros.

II. Indivíduos do sexo masculino, em geral, têm mais propensão do que os do sexo feminino para receber diagnóstico de formas moderadas (razão média masculino/feminino 1,6:1) e graves (razão média masculino/feminino 1,2:1) de deficiência intelectual.

III. O transtorno do déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é mais frequente no sexo masculino do que no feminino na população em geral, com uma proporção de cerca de 2:1 nas crianças e de 1,6:1 nos adultos. Há maior probabilidade de pessoas do sexo feminino se apresentarem primariamente com características de desatenção na comparação com as do sexo masculino.

IV. Indivíduos do sexo feminino com transtorno bipolar tipo I ou tipo II têm maior probabilidade de apresentar sintomas depressivos, e apresentam risco menor ao longo da vida de transtorno por uso de álcool do que os indivíduos do sexo masculino, embora tenham uma probabilidade maior de transtorno por uso de álcool do que indivíduos do sexo feminino na população em geral.

Com base no DSM-5, está correto o que consta APENAS de

De acordo com o DSM-5, a porcentagem dos pacientes ambulatoriais com transtorno dissociativo de identidade que tentaram suicídio é

Com relação à encoprese, considere:

I. Estima-se que, aproximadamente,1% das crianças de 5 anos de idade tenham encoprese, e o transtorno é mais comum no sexo masculino do que no feminino.

II. A eliminação repetida de fezes em locais inapropriados deve ser sempre involuntária, nunca intencional

III. É preciso que a eliminação repetida de fezes em locais inapropriados ocorra, no mínimo, três vezes por mês, durante, pelo menos,6 meses.

IV. A encoprese não é diagnosticada até a criança ter chegado a uma idade cronológica mínima de 4 anos (ou, no caso de crianças com atraso no desenvolvimento, uma idade mental de, no mínimo,4 anos).

Com base no DSM-5, está correto o que consta APENAS de