Filtrar


Questões por página:
Uma mulher de vinte e oito anos de idade foi internada, em cinco ocasiões, em diferentes hospitais, em razão de sintomas clínicos que, aparentemente, não tinham correlação com o decurso da doença física diagnosticada. Observou-se, nessas internações, que sempre que havia redução na medicação ou na atenção prestada a paciente, ela apresentava piora das queixas somáticas e acentuada agitação. Após analisar o histórico da paciente, a equipe médica levantou a hipótese de que o quadro apresentado se tratava de transtorno factício.

Considerando o caso clínico acima apresentado, assinale a opção correta com base na classificação do DSM-IV-TR.
Com relação a uma criança de seis anos de idade, familiares relataram agitação, queixume e dificuldades de socialização na escola. Há dois anos, a criança vem apresentando hábitos motores e manias vocais frequentes e ininterruptos. A criança foi diagnosticada com transtorno de Tourette, medicada com clonidina e houve indicação para tratamento psicológico.

A respeito desse caso clínico, assinale opção correta.
Após o primeiro dia de exercícios físicos na academia, Frederico apresentou, por cerca de trinta minutos, sensação de morte iminente, com taquicardia, palpitação, dispneia, sudorese e gagueira. No entanto, ao chegar ao hospital, os sintomas haviam desaparecido. A partir daí, ele passou a exibir medo de ter um novo ataque, saindo de casa somente acompanhado por familiares. Transcorrido um mês, recusava-se, terminantemente, a sair de casa. Procurou auxílio de um psiquiatra após seis meses de crises recorrentes.

Com referência ao caso clínico hipotético acima apresentado e ao transtorno do pânico, assinale a opção correta.
Desatenção, hiperatividade e impulsividade é a tríade sintomatológica característica do TDAH, cujo tratamento é multimodal, ou seja, combina o uso de psicofármacos com as intervenções psicossociais. Acerca desse transtorno, assinale a opção correta.
Com relação a transtorno obsessivo compulsivo (TOC), assinale a opção correta.