Filtrar


Questões por página:
Marta,29 anos, solteira, contadora, refere que há mais ou menos 45 dias vem apresentando dificuldades de concentração, queda de rendimento no trabalho, inquietação, crise esporádica de choro, alterações do sono, ora custando a dormir, ora acordando várias vezes durante a noite. Refere também ocorrência de sonhos ruins, e que desperta pela manhã sentindo-se cansada, desanimada e mal humorada. Relata que há cerca de 5 meses sofreu um assalto, com abuso sexual (estupro), com grande sofrimento, e que aparentemente havia superado a situação razoavelmente bem; porém, nesses últimos dias, tem ocorrido durante o dia ou quando está dormindo, além dos sintomas acima citados, o aparecimento de lembranças do assalto, o que lhe tem deixado angustiada e triste. Nega ter tido qualquer problema emocional no passado, ou ter tomado remédios ou ter realizado tratamento psiquiátrico anteriormente; nega uso de substâncias psicoativas e de medicamentos controlados. Os exames laboratoriais, físico e neurológico não apresentaram anormalidades. Marque a alternativa que apresenta o diagnóstico correto da paciente, segundo a classificação internacional de doenças 10ª edição (CID-10).
Janaína,35 anos de idade, mineira, casada, grau de instrução superior, funcionária pública federal. Refere que há 4 meses vem apresentando crises de choro, desânimo, falta de interesse, sensação de perda de energia, insônia, acha que nada mais vale a pena, que não irá ficar boa, às vezes pensa em acabar com tudo, não sente vontade de ter relações sexuais; nos últimos dias não tem trabalhado, tendo várias faltas no trabalho; tem ficado em casa deitada e pouco se alimenta. Janaína já apresentou 5 crises semelhantes a esta no passado, as quais só melhoraram com o tratamento instituído. Refere também ter apresentado há cerca de 8 anos um período de alteração do humor, em que ficava exaltada, alegre, animada, com vontade de fazer compras e com dificuldade de controlar seus gastos, alternando com outros momentos em que ficava irritada, com crise de agressividade e perda de controle. Relata que este período durou cerca de 2 meses, só melhorando após o tratamento instituído, que não lembra qual foi. Janaína, quando fora de crise, normalmente é uma pessoa disposta, produtiva no trabalho e convive satisfatoriamente com as pessoas. Ao exame psíquico, apresenta-se orientada, lúcida, pouco cuidada em sua aparência, atenção levemente dispersa, humor deprimido, pensamento lento, com conteúdos negativos e ausência de conteúdo delirante. Não apresenta alteração da sensopercepção, de inteligência de memória, de juízo ou da crítica. O exame físico geral, neurológico e laboratorial não apresentou anormalidades. Janaína nega uso atual ou no passado de substâncias lícitas ou ilícitas. Marque a alternativa que contém o diagnóstico que a paciente apresenta, segundo a classificação internacional de doenças 10ª edição (CID-10).
Sobre o Transtorno Explosivo Intermitente (TEI), marque a alternativa INCORRETA:
A detecção de simulação constitui-se como importante atividade, tanto em situações clínicas quanto nas esferas forense e previdenciária. Sobre a simulação, marque a alternativa INCORRETA:
Sobre o transtorno de pânico, marque a alternativa INCORRETA: