Filtrar


Questões por página:
A política econômica de um governo requer a coordenação entre política monetária e política fiscal com o objetivo de manter alto o nível de emprego e as taxas de crescimento e evitar a inflação exagerada. Assinale a opção que constitui exemplo de política fiscal.

Com relação às barreiras comerciais, julgue os itens a seguir.

I Os subsídios são considerados barreiras comerciais tarifárias.

II As restrições quantitativas são proibidas pelas regras do comércio internacional, exceto em determinadas situações, como na adoção de medida emergencial para equilibrar o balanço de pagamentos.

III As medidas sanitárias e fitossanitárias podem ser aplicadas, segundo as regras de comércio internacional, para proteger a vida e a saúde animal ou vegetal de riscos resultantes da entrada, do estabelecimento ou da disseminação de pragas, doenças ou organismos causadores ou portadores de doenças.

Assinale a opção correta.

Um bloco econômico caracterizado pela ausência de barreiras ao comércio de mercadorias e serviços entre os países dele integrantes possui tarifa externa comum, aplicável ao comércio extrabloco. Esse bloco apresenta, também, harmonização dos instrumentos da política comercial e elevado grau de convergência em relação aos efeitos de outras políticas nacionais que possam afetar o fluxo de comércio entre os países que o integram.

Nesse contexto, no que se refere aos estágios de integração econômica, o bloco econômico qualifica-se como

Uma economia apresenta os seguintes saldos:

• saldo dos depósitos à vista: 100 u.m.;

• saldo de papel-moeda em poder do público: 0 u.m.;

• saldo dos encaixes técnico, voluntário e compulsório: 50 u.m.

A partir dessas informações, caso haja, nessa economia, uma variação de 100 u.m. da base monetária, o aumento dos meios de pagamentos será, em u.m., de

Considere o modelo IS-LM dado pelas seguintes equações:

• IS: Y = 2(A - 10i);

• LM: Y = 200 +10i;

• I = 600 - 10i.

Nesse modelo, Y é a renda, em u.m., A é o gasto autônomo em u.m., i é a taxa de juros e I é o investimento privado em u.m.

Com base nos dados apresentados, julgue os itens que se seguem.

I A elevação da parcela de gasto autônomo de 400 u.m. para 700 u.m. reduz o investimento privado em 200 u.m.

II O efeito da política fiscal sobre a renda será tão maior quanto mais elásticos forem os investimentos em relação à taxa de juros.

III O efeito do aumento dos gastos do governo sobre o investimento é denominado crowding out.

Assinale a opção correta.