Filtrar


Questões por página:

Com as constantes inovações financeiras, tem-se tornado mais difícil a administração da política monetária por causa do surgimento de ativos financeiros com elevada liquidez (quase moeda). Isso tem conduzido os responsáveis por política monetária, nos mais variados países, a concentrar a administração monetária, na taxa básica de juros. O regime de metas para a inflação tem essa característica. Assim, é por meio da taxa básica de juros que a estabilidade de preços é administrada pelo Banco Central. Sobre o regime de metas para a inflação, analise as afirmações a seguir.

I - O sucesso dessa forma de promover a estabilidade de preços depende da credibilidade do Banco Central junto aos agentes econômicos, sendo que metas muito ambiciosas e pouco prováveis de serem atingidas podem representar fracasso da política, com consequências danosas à estabilidade de preços.

II - Definida a meta para a inflação, para um período de tempo não muito longo ou excessivamente curto, o Banco Central só precisa acompanhar a taxa básica de juros, uma vez que ela regula a liquidez do sistema, o que torna a política monetária transparente, pois a taxa básica de juros é amplamente divulgada.

III - Um aspecto negativo do regime de metas para a inflação é que os agentes econômicos antecipam a direção da política e, portanto, não havendo o elemento surpresa, ela não atingirá seus objetivos.

Está correto APENAS o que se afirma em

No modelo de análise de regressão y = X β + ε, as variáveis X são chamadas independentes; as colunas de X são ditas linearmente independentes e os elementos de εi, por hipótese, são distribuídos independentemente.

Com relação aos significados de independência usados acima, pode-se afirmar que

I - os ε's são independentemente distribuídos para que se possam estimar os parâmetros β pelo método de mínimos quadrados;

II - as variáveis X são ditas independentes porque não dependem de y;

III - as colunas de X são linearmente independentes para que essas variáveis não sejam correlacionadas.

É correto o que se afirma em

Analise as afirmações abaixo sobre números índices.

I - A importância dos números índices reside na possibilidade que esse instrumento oferece de se agregarem quantidades heterogêneas, bem como de separar variações de preços das de quantidades implícitas nas variações de valor.

II - Todo número índice é arbitrário, uma vez que o sistema de ponderação usado em sua construção, ainda que adequado ao objetivo do índice, decorre da escolha de seu criador.

III - Números índices servem para transportar valores ao longo do tempo.

É correto o que se afirma em

Seja um modelo linear y = Xβ + ε , onde y é um vetor (n x 1); X é uma matriz (n x k) de posto k < n;β é um vetor coluna composto de k parâmetros desconhecidos e ε é um vetor (n x 1) de perturbações aleatórias. Considere as seguintes hipóteses sobre as perturbações aleatórias ε:

i. E(ε| X) = 0
ii. V(ε| X) = σ2I

onde E é o operador de expectância (esperança matemática), V(ε | X) = σ2I é a matriz de variância-covariância das perturbações aleatórias, condicionada a X. Utilizando-se o método de mínimos quadrados simples (OLS) estimam-se os parâmetros β por b = (X'X)-1X'y.

Nessas condições, analise as proposições a seguir.

.Seja uma série estacionária yt, caracterizada por um processo autorregressivo de ordem um [AR(1)]:

yt - θyt−1 = ∈t onde ∈t é um processo estocástico do tipo ruído branco e θ > 0.
Sabendo-se que sendo λ um número real, tem-se que

yt