Filtrar


Questões por página:
De acordo com a notícia publicada pelo Portal INFOMONEY em 13/04/2012 e consultada em 16/06/2013 (http://www.infomoney.com.br/mercados/economia/noticia/2402421/meta-superavit-primario-para-ano-que-vem-155-milhoes), a meta de superávit nas contas governamentais, visando ao objetivo de pagar os juros da dívida pública, foi estabelecida em 3,1% do PIB para 2013 pela Lei de Diretrizes Orçamentárias. O conceito de superávit das contas públicas adotado pelo governo brasileiro na fixação de sua meta é o
Um país de economia fechada que tenha por objetivo elevar o nível de emprego poderá utilizar uma política monetária expansiva. É um requisito para que essa política seja eficaz:
Com respeito à mensuração do Produto Interno Bruto (PIB) de um país, é correto afirmar:

Em 12/02/2012, Edmundo Montalvão e Marcos Mendes publicaram no site Brasil, economia e governo (http://www.brasil-economia-governo.org.br/2012/02/12/o-que-e-subsidio-cruzado-e-como-ele-afeta-a-sua-conta-de-luz/) o artigo O que é “subsídio cruzado” e como ele afeta a sua conta de luz? (consultado em 16/06/2013), no qual afirmam que a conta de luz dos brasileiros contém um subsídio cruzado. Esse subsídio se manifesta porque

Considere:

I. Segundo a Lei de Walras, se em uma economia existir k mercados em concorrência perfeita, caso k-1 mercados estejam em equilíbrio, então o k-ésimo mercado também estará em equilíbrio.
II. A Caixa de Edgeworth das Trocas é um instrumental inadequado para se estudar o equilíbrio geral em uma economia em que existam apenas dois bens de consumo e dois consumidores.
III. Para uma determinada economia, diz-se que há eficiência na produção de bens, no sentido de Pareto, quando só se pode aumentar a produção de um bem às custas da redução da produção de outro bem.
IV. O Teorema do Bem-Estar propõe que, na hipótese da economia operar em concorrência Monopolística, então os preços de equilíbrio de mercado conduzem necessariamente a uma alocação de recursos eficiente no sentido de Pareto.

Está correto o que se afirma APENAS em