Filtrar


Questões por página:
O zinco é um elemento químico necessário ao organismo humano em pequenas quantidades. No entanto, sua ingestão excessiva, por água ou outros alimentos/suplementos, pode causar graves distúrbios. A resolução 420/2009 do CONAMA estipula que o limite de zinco para águas subterrâneas seja de 1050ppb. Considere que a análise de 2,5g de água de um poço artesiano tenha revelado a presença de 5,5 microgramas de zinco. O teor de zinco nessa água é, de forma aproximada, equivalente
A Tabela Periódica é um dos mais importantes instrumentos da Química. Nela os elementos estão dispostos em grupos de acordo com suas principais características. Considere as informações a seguir, relativas a um determinado grupo de elementos da Tabela Periódica.
I. possuem baixos ponto de fusão, ponto de ebulição e densidade. II. reagem violentamente com água, gerando como produtos uma base e gás hidrogênio. III. perdem elétrons com facilidade, tendendo a formar íons monovalentes.
Possuem essas características os elementos químicos pertencentes ao grupo
Uma amostra inicial de 110,4 g contém uma mistura de KClO3, KHCO3 e K2CO3. De modo a determinar sua composição centesimal, tal amostra foi aquecida até a decomposição completa, originando as seguintes transformações.
• 2KClO3 (s) → 2 KCl (s) + 3 O2 (g) • 2 KHCO3 (s) → K2O (s) + H2O (g) + 2 CO2 (g) • K2CO3 (s) → K2O (s) + CO2 (g)
Nas condições reacionais empregadas, o rendimento foi de 100% e produziu 1,80 g de água,19,2 g de gás oxigênio e 22,0 g de gás carbônico.
Os percentuais aproximados de KClO3, KHCO3 e K2CO3 na amostra inicial são, respectivamente, iguais a
A força de um ácido está diretamente ligada a sua capacidade de sofrer ionização. Essa força pode ser determinada experimentalmente e expressa a partir do valor da constante de ionização ácida (Ka).
Observe a tabela a seguir que contém os valores de pKa para cinco ácidos inorgânicos distintos.
ÁCIDO pKa carbônico 6,37 hipocloroso 7,53 hipobromoso 8,69 bórico 9,14 cianídrico 9,31


O ácido mais forte é o
Quando uma ligação química se forma, os átomos rearrumam seus elétrons de modo a atingirem a configuração eletrônica de um gás nobre. A esse princípio, o químico norte-americano G. N. Lewis deu o nome de Regra do Octeto. No entanto, hoje sabemos que diversos compostos não obedecem a esse princípio. Um exemplo de composto que viola esse princípio é o