Filtrar


Questões por página:
Sobre caraterísticas típicas de ligas de cobre, é correto afirmar que
Considere as seguintes afirmações sobre os chamados aços rápidos:

I. São aços de baixo carbono;
II. O cromo, bem como o carbono, ajudam a aumentar a temperabilidade desses aços;
III. A presença do tungstênio tem como principal finalidade a formação de carbetos que ajudam a aumentar a dureza a quente desses aços;
IV. Além da utilização como ferramentas de corte são usados também como matrizes para conformar materiais.

As afirmativas corretas são
Durante uma atividade experimental, um professor de Ciências pede que os alunos analisem o que ocorre nas situações abaixo:
• O açúcar (C₁₂H₂₂O₁₁) é aquecido em um béquer, escurece e se transforma em carvão.
• Um pedaço de metal de magnésio é colocado em ácido clorídrico, liberando gás hidrogênio.
Com base nas ligações químicas envolvidas e nos processos observados, qual análise é correta para orientar os alunos sobre as transformações químicas?
Considere as características específicas de removedores e solventes utilizados em preparação de superfícies:
I.Removedores de tinta à base de cloreto de metileno são eficazes para remoção de múltiplas camadas de tinta, mas requerem ventilação adequada.
II.Solventes aromáticos como tolueno são adequados para limpeza de equipamentos utilizados com tintas alquídicas.
III.Removedores cáusticos são indicados para remoção de tintas em superfícies metálicas sem risco de corrosão.
IV.Solventes oxigenados como acetona são apropriados para limpeza de resíduos de tintas sintéticas e esmaltes.
É correto o que se afirma em:
O uso de cromatografia para separar e identificar substâncias em uma mistura, é uma das técnicas experimentais mais versáteis da Química. Diversas são as técnicas: cromatografia gasosa, cromatografia de fase líquida, cromatografia de troca iônica, cromatografia por afinidade etc. Se hoje se usam colunas de cromatografia líquida super sofisticadas e de longos comprimentos, toda essa técnica nasceu da cromatografia de fase delgada e da cromatografia em papel. Mas os princípios básicos são sempre os mesmos. Trata-se de uma corrida entre moléculas que se deseja separar, identificar ou medir a concentração na mistura. Existe uma fase móvel, formada pelas moléculas sendo comparadas e um fluido carreador, que viaja através da fase estática. Essa fase estática, por sua vez, representa desafios diferenciados por afinidade ou por diferença com cada uma das moléculas que competem entre si. A medida que cada molécula termina o percurso estacionário, nessa corrida com obstáculos, seu tempo de prova pode ser registrado, que passará a identificá-la nas condições utilizadas. Instrumentos analíticos como espectrofotômetros de chama ou espectrômetros de massa etc. podem ser usados para corroborar as identificações dessas moléculas. Ao final da corrida, plota-se um gráfico característico.
Imagem associada para resolução da questão
Considerando as informações do gráfico de HPLC (sigla em inglês de uma técnica cromatográfica, que se traduz como Cromatografia Líquida de Alta Performance), é correto afirmar que