Filtrar


Questões por página:

Quando cortamos uma cebola, a partir de reações químicas é liberada uma substância gasosa (substância A). Esse gás, ao entrar em contato com a água existente nos olhos, provoca uma outra reação química que a transforma em outra substância (substância B), que causa a irritação das terminações nervosas desses órgãos, resultando na sensação de ardência.

A figura a seguir mostra as substâncias A e B, respectivamente.

Imagem associada para resolução da questão

Considerando as duas substâncias, fizeram-se as seguintes afirmações:

I. Sendo o enxofre o átomo central, as geometrias das substâncias A e B são, respectivamente, linear e tetraédrica.

II. A substância A é solúvel em água porque o par de elétrons não ligante do enxofre favorece o fato de o composto ser polar.

III. A substância B que provoca irritação nos olhos é um ácido forte e uma substância polar.

Estão CORRETAS as afirmativas:

As equações químicas a seguir representam o processo de síntese dos óxidos de bário e alumínio e suas respectivas entalpias de transformação.

2Ba(s) + O2 (g) → 2 BaO(s) ΔHº = –1.107 kJ

2Al(s) + 3/2O2 (g) → Al2 O3 (s) ΔHº = –1.676 kJ

O metal bário é produzido pela reação do metal alumínio com óxido de bário. A partir dessas informações, a variação da entalpia para a reação de produção do metal bário é igual a:

O resultado da análise laboratorial das amostras de água coletadas no Rio Doce, em Minas Gerais, apontou níveis acima das concentrações aceitáveis de metais pesados na lama que escorreu para o rio com o rompimento das barragens na cidade de Mariana. Com relação ao limite de lançamento de efluente no rio, a concentração de manganês estabelecida pela legislação brasileira é de 1,0 mg/L.

Considerando que em um volume de 100.000 litros da água do rio foram encontrados 6 Kg de manganês, quantas vezes a concentração de manganês foi superior ao valor estabelecido pela legislação?

O modelo atômico de Bohr contribuiu muito para a implantação do modelo atual. Uma das contribuições foi a proposição de que os elétrons existem apenas em níveis de energia distintos e que são descritos pelos números quânticos. Dentro desse contexto, Bohr inseriu no vocabulário científico a ideia de estados fundamentais e excitados para descrever o comportamento dos elétrons nos átomos.

Considerando essas informações, assinale a alternativa que representa a configuração eletrônica em que o átomo se encontra no estado excitado.

Um experimento muito conhecido no estudo da constituição da matéria é o de Rutherford, no qual um feixe de partículas alfa incide sobre uma fina lâmina de ouro. Nesse experimento, nota-se que, ao se bombardear a lâmina com tais partículas, grande parte delas atravessa a lâmina de ouro e uma pequena parte é desviada.

Imagem associada para resolução da questão

Disponível em:: <http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/12908/08_avaliacao.htm> . Acesso em: 11 jan.2016.

Com esse experimento, é possível concluir: