Filtrar


Questões por página:
A corrosão de superfícies metálicas pode ser um processo de oxidação indesejada do metal, já que ela promove diminuição da vida útil de diversos materiais.

Sobre a corrosão de superfícies metálicas tem-se que o(a)

I - ferro presente em construções, como pontes e portões, tende a se reduzir espontaneamente formando sal de ferro, que comumente é chamado de ferrugem.
II - água conduz melhor a eletricidade na presença de íons dissolvidos, logo, em regiões litorâneas, o processo de corrosão é favorecido.
III - presença de água favorece a formação de ferrugem, mas a ação do oxigênio não interfere no processo de corrosão.
IV - processo de corrosão se assemelha ao que ocorre numa pilha eletroquímica, onde estão envolvidas reações de oxirredução.

São corretas APENAS as afirmativas
Sódio é um metal que, em contato com a água, reage vigorosamente, produzindo uma substância solúvel, a qual, na presença de fenolftaleína, torna o meio rosa avermelhado.
A substância resultante da reação do sódio com a água é
Questão Anulada

Sobre uma folha de alumínio puro (de massa igual a 0,09 g), coloca-se uma pastilha de soda cáustica, contendo hidróxido de sódio. Em seguida, pingam-se gotas de água sobre a pastilha. Quase que de imediato, observa-se uma reação intensa que consome totalmente o alumínio e que é representada a seguir:

A quantidade de gás hidrogênio, em mol, obtido, nesse experimento, é, aproximadamente,

Em 1811, Amedeo Avogadro enunciou o seguinte princípio para os gases ideais: “Volumes iguais de gases diferentes, nas mesmas condições de temperatura e pressão possuem o mesmo número de moléculas”.
Com base nesse princípio, considere dois balões contendo dois gases que ocupam o mesmo volume. Ambos se encontram a 25 o C e na pressão de 1 atm.

O primeiro balão contém 7,0 g de gás nitrogênio, e o segundo balão contém dióxido de carbono, sendo a sua massa, em g, igual a:

Dados: M(N2) = 28 g/mol  M(CO2) = 44 g/mol

Os processos operacionais de uma análise gravimétrica de um minério de ferro incluíram etapas como: (i) a pesagem da amostra do minério, (ii) a reação com ácido para solubilizar o ferro na forma de Fe3+ , (iii) a separação de uma alíquota de volume conhecido para análise, (iv) a adição de solução aquosa de NH4OH até precipitação completa do íon Fe3+ , (v) o envelhecimento do precipitado, (vi) a lavagem do precipitado com solução aquosa de NH4NO3, (vii), a filtração em papel de filtro quantitativo, (viii) a calcinação do precipitado filtrado, (ix) o resfriamento do precipitado calcinado e (x) a pesagem.

A etapa que apresenta sua definição de acordo com os princípios da análise gravimétrica é: