Filtrar


Questões por página:
Um reator fechado e de volume constante contém um gás denominado “A” na concentração inicial igual a CA0, em mol/L. Numa reação completa e irreversível, o gás “A” se transforma em outro denominado “B”, numa relação estequiométrica de 1 mol do reagente “A”, para formar 1 mol do produto “B”.
No entanto, se, em uma certa temperatura constante, esse processo alcança uma situação de equilíbrio, e o valor de constante de equilíbrio, “K”, é igual a 1, a quantidade de reagente no equilíbrio é

O sulfato de cálcio é um sal pouco solúvel em água cujo equilíbrio é representado pela equação abaixo. A solubilização desse sal é um processo endotérmico.

CaSO4 (s) Ca2+(aq) + SO42-(aq) ΔH > 0

Sobre esse equilíbrio e o distúrbio causado por mudanças nas condições experimentais, tem-se que a(o)

O cloreto de prata é um sal pouco solúvel em água e que, ao passar para a fase aquosa, se dissocia nos íons Se, a 25 °C, em 1 L de solução aquosa saturada há 1 x 10-5 mol de AgC l dissolvido, o valor de Kps desse sal, nessa temperatura, é

A combustão pode ser considerada um processo de reação entre um combustível e um comburente com a liberação de energia. No caso do metano, sua combustão na presença de oxigênio pode ser descrita como CH4 + 2O2 → CO2 + X + Calor.

Portanto,
As expressões abaixo correspondem a hidrocarbonetos bastante conhecidos.

• CH4 (metano)
• C2 H6 (etano)
• C3 H8 (propano)

Esses hidrocarbonetos são classificados como: