Questões de Concurso
Filtrar
                
                  1.182 Questões de concurso encontradas                
                
                
                  Página 113 de 237                
                
                      Questões por página:
    
                    
                
              
              
            
            Questões por página:
    
                    
                Concurso:
                Prefeitura de Itabira - MG 
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                 Independentemente da faixa etária, alguns cuidados básicos devem ser tomados para a segurança das crianças.   NÃO é um desses cuidados:   
    
                Concurso:
                Prefeitura de Itabira - MG 
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                 Para que se concretize a educação escolar,  NÃO são exigência de um padrão mínimo de insumos, que tem como base um investimento com valor calculado a partir das despesas essenciais ao desenvolvimento dos processos e procedimentos formativos, que levem,  gradualmente, a uma educação integral, dotada de qualidade social:   
    
                Concurso:
                Prefeitura de Itabira - MG 
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                 Leia e analise as afirmativas a seguir:  I- O tema da segurança na escola, hoje mais presente que nunca no cotidiano e na literatura especializada, tem íntima relação com outro, que atormenta dia e noite nossa sociedade: o da violência. Os noticiários de jornais e TV, as rodas de conversas de todas as classes sociais parecem se ocupar cada vez mais com os registros e comentários sobre todo tipo de violência e insegurança.  II- A escola, por se situar num espaço urbano cada vez mais populoso e conturbado,  acaba sendo também uma vítima das violências da sociedade. Mas ela também contém,  em si mesma, relações de força nem sempre harmônicas, que geram violências internas,  contribuindo para comprometer a segurança que deveria ser uma de suas características básicas.  III- Um exemplo muito recente da construção do conceito de segurança refere-se ao trato com os bebês. Na onda de industrialização que tomou conta dos séculos XIX e XX,  inventaram-se os “leites artificiais”, como substitutos mais científicos do leite materno e mais adequados ao preparo de mamadeiras, a que as crianças poderiam ter acesso,  independentemente da presença das mães. As consequências dessa luta de forças entre a sede do lucro de empresas e a conduta biologicamente correta, longamente preparada pela evolução da natureza e da sociedade, evidenciaram-se com a “insegurança” da saúde dos bebês, ou seja, com o aparecimento de doenças físicas e psicológicas causadas pela falta do aleitamento materno.  Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s):   
         Magda Soares (2020, p.78) quando discute sobre consciência lexical afirma que “[...] a criança, em suas primeiras produções escritas, costuma juntar a palavras de conteúdo, ou separar delas, palavras funcionais”. Para ilustrar isso, a autora apresentou alguns exemplos colhidos de textos de crianças de 6-7 anos: Osolhos (os olhos); com migo (comigo); de vagar (devagar); derrepente (de repente); jaera tarde de mais (já era tarde demais).  
SOARES, M. Alfaletrar: Toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Editora Contexto,2020.
Com base nos estudos de Soares (2020) assinale a alternativa CORRETA.
    SOARES, M. Alfaletrar: Toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Editora Contexto,2020.
Com base nos estudos de Soares (2020) assinale a alternativa CORRETA.
     Uma professora do ciclo de alfabetização de uma escola da rede municipal de Uberaba realiza mensalmente uma avaliação diagnóstica com seus alunos. O objetivo dessa professora é monitorar o progresso da alfabetização das crianças de sua turma e, utilizando esses dados,  desenvolver propostas de ensino-aprendizagem alinhadas com as necessidades formativas das crianças. Em uma dessas avaliações, foi solicitado aos estudantes que escrevessem as seguintes palavras: “pera”, “tomate”,  “jacaré”, “pé”, “maracujá” e “xícara”.  
 
 
SOARES, M. Alfaletrar: Toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Editora Contexto,2020. p.87.
Com base na avaliação apresentada acima, pode-se afirmar que este estudante encontra-se no nível de escrita
    
 SOARES, M. Alfaletrar: Toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Editora Contexto,2020. p.87.
Com base na avaliação apresentada acima, pode-se afirmar que este estudante encontra-se no nível de escrita