Filtrar


Questões por página:
Um professor propôs a seus alunos uma atividade do tipo júri simulado, cujo tema era “Colesterol – vilão ou herói?”. Os alunos foram orientados, então, a realizar uma pesquisa prévia sobre o assunto para que, no dia da atividade, pudessem argumentar a favor ou contra.
Com relação ao colesterol, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Alimentos ricos em gordura trans aumentam o risco de problemas cardíacos, pois elevam os níveis de HDL que causa aterosclerose e aumento da probabilidade de formação de coágulos.
( ) O colesterol não é, obrigatoriamente, um “vilão” para o organismo, pois faz parte da constituição das membranas das células animais e é usado na síntese de sais biliares e vitamina D.
( ) O colesterol pode ser obtido através da ingestão de alimentos como carnes, mas também pode ser produzido pelo nosso fígado.

As afirmativas são, respetivamente,
A prática de anelamento (retirada intencional da casca que circunda o tronco de uma árvore), é considerada, em certas situações, crime ambiental, pois pode levar à morte do vegetal. A morte é decorrente da(o)
Em uma aula para o estudo da visão, uma professora utilizou um esquema para mostrar as partes componentes do olho humano e suas respectivas funções. Ela aproveitou o esquema para explicar os principais problemas de visão, decorrentes de alterações ou doenças nesses componentes. O esquema utilizado encontra-se a seguir.

Q36.png (297×180)

A catarata e o daltonismo são condições associadas, respectivamente, aos componentes indicados pelos números:
Estava escuro. Mesmo assim, a vítima não teve dúvidas em identificar um homem, então com 32 anos, como aquele que a estuprou e agrediu. Apesar de jurar a sua inocência, ele foi julgado e condenado a cinquenta anos de prisão apenas com base no testemunho da vítima. Depois de vinte e cinco anos na cadeia, sua inocência foi finalmente reconhecida por um tribunal, graças a um teste de DNA que provou, sem margem para dúvidas, que não fora ele.
(Adaptado de CHEMELLO, E. Ciência Forense. Química Virtual, março de 2007).

Com relação ao material genético e à sua utilização na investigação criminal, avalie os itens a seguir.


I. No DNA, as ligações entre os pares de bases são mais fortes do que as ligações açúcar-fosfato. Isso permite que as duas fitas de DNA sejam separadas sem danificar suas cadeias principais, facilitando a duplicação do DNA.


II. Na eletroforese em gel, os fragmentos maiores de DNA migram mais lentamente do que os menores. Após algum tempo, os fragmentos de DNA se espalham pelo gel de acordo com seu tamanho, formando bandas individuais, cada uma composta por um conjunto de moléculas de DNA de mesmo comprimento.

III. Utilizando pares iniciadores que têm como alvo sequências genômicas que são conhecidas por não sofrerem variações na população humana, a reação em cadeia da polimerase (PCR) torna possível gerar uma impressão digital de DNA (DNA fingerprint) distinta para cada pessoa. Tais análises forenses podem ser usadas para identificar indivíduos que cometeram crimes, mas também para exonerar indivíduos que foram acusados injustamente.


Está correto o que se afirma em

Em um assassinato famoso na década de 2010, em que a vítima foi encontrada morta dentro do lago de uma represa do interior de São Paulo, a botânica forense foi fundamental para associar o então suspeito ao local do crime.
A análise de vestimentas e sapatos do suspeito apresentavam fragmentos ósseos, sangue e restos de alga. As amostras, porém, não se mostraram úteis para a análise de DNA, com exceção dos fragmentos de um tipo de alga, colocando o suspeito diretamente na cena do crime.
Assinale a alternativa que indica a espécie de alga que permitiu a identificação do criminoso.