Filtrar


Questões por página:
É atributo comum a todos os ecossistemas
Nas ultimas duas décadas, aprendemos a utilizar a seleção artificial para alterar as características __________ de população de espécies. Nesse processo selecionamos as características que desejamos e criamos grandes números da população de uma espécie. Esses organismos são chamados de organismos________________________. Essa seleção artificial trouxe diversos ganhos para as sociedades, como aumento da produção de alimentos ou plantas resistentes a pestes, porém gera grandes debates sobre a __________ envolvida nestes procedimentos, um que envolve os humanos é o acesso às terapias gênicas, que por motivos de custo, não estariam disponíveis a cidadão de menor renda, ou ainda, a comparação entre a criação desses organismos transgênicos com a fecundação cruzada (natural), que requer cerca de metade do tempo para desenvolver uma safra de animais a um menor custo, podendo assim___________ o balanço natural.
Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.
Questão Anulada
As bactérias são organismos unicelulares procariontes e fazem parte do reino monera, recebem diferentes nomes relacionadas ao seu formato, como bacilos, cocos ou espirilos. Podem ser encontradas em todos os tipos de habitats até os mais extremos. Sobre as bactérias, assinale a alternativa correta:
Os vegetais e os animais multicelulares, assim como os protistas e fungos, são seres eucariotos. Uma das maiores diferenças entre os eucariotos e os procariotos está na presença de organelas celulares. Sobre a diferença entre os seres eucarióticos e procarióticos, assinale a alternativa incorreta:

O metabolismo celular de carboidratos inicia-se com a glicólise, passando pelo ciclo de Kreb (ciclo do ácido cítrico) e transporte de elétrons. Sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo:


I. A glicólise não produz energia na forma de ATP, somente piruvato para ser usado nos processo seguintes.

II. No ciclo de Krebs são produzidas as moléculas de CO2 que são expelidas pelos pulmões.

III. A maior quantidade de ATP é formada na cadeia transportadora de elétrons e fosforilação oxidativa.

IV. O piruvato formado na etapa de glicólise é utilizado na etapa do ciclo de Krebs para geração de mais ATPs.

V. A quantidade de ATPs formados nas etapas seguintes à glicólise é menor que na própria glicólise.


Estão corretas as afirmativas: