Filtrar


Questões por página:

Segundo a pesquisadora Juliana Calabresi Voss Duarte, “a questão da gravidez na adolescência envolve problemas que vão muito além da relação entre mãe e filho, envolve questões de ordem econômica, educacional e social. Agir educacionalmente é uma forma de enfrentar esse problema. No entanto, ações educacionais que enfatizam a abordagem apenas biológica do planejamento familiar não tem sido eficazes se considerarmos as estatísticas referentes a saúde reprodutiva das adolescentes... Sabe-se que as adolescentes engravidam mais e mais a cada dia e em idades cada vez mais precoces”. Analise as afirmações abaixo sobre gravidez na adolescência.

I. A sociedade vem aceitando melhor a sexualidade na adolescência, os tabus e inibições estão diminuindo, aumentando, por sua vez a atividade sexual e a gravidez na adolescência.

II. A questão de valores (muitas vezes religiosos) ainda encoraja os adolescentes a desenvolverem comportamento sexual responsável.

III. Muitas vezes os adolescentes pensam saber sobre o tema, ignorando muitas vezes conselhos e aprendizagem, mesmo com todas as informações disponíveis nos dias atuais.

Sobre a gravidez na adolescência, assinale a alternativa correta:

A construção de usinas hidrelétricas gera controvérsias pois, se de um lado elas visam a atender as demandas energéticas da sociedade, por outro, elas podem gerar impactos ambientais e sociais significativos e muitas vezes irreversíveis, dos quais podemos citar:

I. Perda da vegetação em áreas de inundação;

II. Remoção de famílias em áreas atingidas pelas barragens; I

II. Liberação de gás metano na atmosfera;

IV. Alterações nos cursos d’água utilizados pelas usinas;

Estão corretas as afirmativas:

Segundo o Instituto Oswaldo Cruz, no texto "Conheça as principais doenças tropicais negligenciadas", essas doenças estão presentes em 149 países e representam um inimigo que se aproveita da fragilidade social e econômica. São vírus, bactérias e parasitos que atingem um bilhão de pessoas, sobretudo na faixa tropical do globo, onde se concentram as populações mais vulneráveis dos países em desenvolvimento. Dentre essas doenças, encontra-se a _____________, transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, esta doença está presente em mais de 100 países e infecta aproximadamente de 50 a 100 milhões de pessoas no mundo. Já a _______________ é transmitida pelo protozoário Trypanossoma cruzi, ingestão de água ou alimentos contaminados, transfusão de sangue, transplante e de mãe para filho. Outro protozoário do gênero Leishmania é responsável pela _________, transmitido pelo mosquito-palha infectado. A _______________ é causada pelos vermes do gênero Schistosoma, com as cercarias liberadas em água doce por caramujos do gênero Biomphalaria.

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

Na última década, a discussão em torno da legalização de certas drogas, principalmente a maconha, levou a grandes discussões sociais, com argumentos favoráveis em cada um dos lados. Sobre este assunto, leia as afirmações abaixo:

I. Essas políticas de liberalização entraram em vigor depois de tentativas frustradas mundiais de combate às drogas, levando muitas pessoas à morte nestes conflitos.

II. O recolhimento de impostos por parte do governo pode não ser um incentivo para a liberalização de certas drogas, a preocupação primordial é o bem estar da população.

III. O tabaco e o álcool são liberados pois não colocam pessoas e nem a sociedade em perigo, como afirmam estudos.

V. A maioria dos países optou por liberar o uso de drogas recreativas consideradas mais leves e com efeito terapêutico, como o gênero Cannabis.

Assinale a alternativa que contenham as afirmações corretas:

Na página do Ministério do Meio Ambiente, há a seguinte descrição sobre o cerrado: “O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando uma área de 2.036.448 km2, cerca de 22% do território nacional. A sua área contínua incide sobre os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal, além dos encraves no Amapá, Roraima e Amazonas. Neste espaço territorial encontram-se as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata), o que resulta em um elevado potencial aquífero e favorece a sua biodiversidade”.

Sobre o bioma Cerrado, temos as seguintes afirmações:

I. É considerado um hotspot mundial de biodiversidade, apresentando ao mesmo tempo, extrema abundância de espécies endêmicas e sofre excepcional perda de seu habitat natural.

II. O cerrado brasileiro é o bioma que mais tem legislação para sua proteção e preservação, próxima dos 50%, a maioria dessas terras encontram-se em Unidades de Conservação.

III. Dos biomas brasileiros, o Cerrado é o que mais sofre degradação do seu estado natural, sofrendo pressões pela expansão da fronteira agrícola.

IV. Do ponto de vista social, o Cerrado não tem importância econômica, nem de subsistência para as populações locais, pois são alimentos pouco usados pela população geral, sendo somente utilizadas nos grupos indígenas, quilombolas, ribeirinhos, babaçueiras e outros.

V. É uma região seca, que apesar de importante em termos ecológicos e sociais, é pouco representada em relação à distribuição das águas.

É correto o que se afirma em: