Questões de Concurso
Filtrar
2.700 Questões de concurso encontradas
Página 45 de 540
Questões por página:
Julgue o item subsequente.
Lineu, estudioso da classificação natural das espécies, ponderava que critérios de semelhança devem ser, realmente, o ponto de partida de todas as classificações. Lineu não acreditava na evolução dos seres vivos, pois para ele o número de espécies era fixo e definido por Deus no momento da criação. A partir de seus estudos, esse autor escreveu o livro A Origem das Espécies, que causou espanto na sociedade da época.
Julgue o item subsequente.
Os seres humanos, assim como os demais seres vivos, relacionam-se com o meio ambiente e dependem dele para sobreviver. Do ambiente, os humanos obtêm água, ar, alimentos e matérias-primas, mas é também nesse mesmo ambiente é que são depositados o lixo e o esgoto. Esses atos de degradação têm consequências no meio ambiente e afetam os demais seres vivos.
Julgue o item subsequente.
No início de um modelo de cadeia alimentar do tipo pirâmide, é dispensável a presença de alguma planta clorofilada, pois ela não é capaz de absorver diretamente a energia da luz ou os nutrientes do solo e da água.
Julgue o item que se segue.
A Ecologia lida com três níveis de hierarquia biológica: os organismos, as populações desses organismos e as comunidades dessas populações. Essa interação acontece entre fatores bióticos e abióticos. O primeiro tipo diz respeito aos elementos não vivos, como minerais, nutrientes, níveis de salinidade, de luz solar, temperatura, tipo de solo, disponibilidade de água e o oxigênio. E os elementos abióticos dizem respeito aos organismos vivos, tais como predadores, presas, crescimento da quantidade de comida, como plantas e algas, por exemplo. A terceira categoria constituinte das partes básicas do objeto da ecologia é o bioma. Este representa um ambiente delimitado pelas similaridades físicas, incluindo a vegetação e o clima. Podem ser de dois tipos: terrestres e aquáticos.
Julgue o item que se segue.
A cadeia alimentar é uma sequência de organismos em que um serve de alimento para o outro, a partir do produto. Nos ecossistemas se estabelecem muitas cadeias alimentares, que se entrelaçam formando uma rede ou teia alimentar. Ela representa as várias maneiras em que a energia contida no alimento flui pela comunidade ecológica. Em uma região, por exemplo, insetos herbívoros são capturados por sapos. Ao mesmo tempo, as cobras alimentaram-se dos sapos que, por sua vez, servem de alimento para gaviões. Os gaviões, quando morrem, servem de alimento para urubus. Os seres detritívoros completam a cadeia alimentar.