Filtrar


Questões por página:
Assinale a opção que NÃO corresponde a uma dança dramática brasileira.
Atente para o trecho da música Chegança de Antônio Nóbrega, compositor, multiartista brasileiro.

Sou pataxó, Sou xavante e cariri, Ianonami, sou tupi Guarani, sou carajá. Sou pancaruru, Carijó, tupinajé, Potiguar, sou caeté, Ful-ni-o, tupinambá...

A música, acima apresentada, em sua integralidade, narra o danoso encontro para os indígenas brasileiros com o colonizador, processo que desencadeou o extermínio de várias etnias brasileiras, quando da colonização do Brasil. No entanto, várias influências musicais nos foram legadas pelos povos originários. A composição Chegança, quanto ao gênero musical, é identificada como
“Assim, dentro de um espírito antropológico, proponho a seguinte definição de nação: uma comunidade política imaginada – e imaginada como sendo intrinsicamente limitada e, ao mesmo tempo, soberana. Ela é imaginada porque mesmo os membros da mais minúscula das nações jamais conhecerão, encontrarão ou nem sequer ouvirão falar da maioria de seus companheiros, embora todos tenham em mente a imagem viva da comunhão entre eles”.
ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas. Trad. Denise Bottman. São Paulo: Companhia das Letras,2008, p.32.


O excerto tenta dar conta de como uma nação pode ser concebida com uma profunda identificação horizontal entre as pessoas, embora existam desigualdades na exploração de cada uma delas dentro de cada nação correspondente.
A respeito da identidade nacional brasileira, assinale a alternativa incorreta.
“[...] é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro” (WWF,2022). Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o conceito descrito no texto.
Pode se dizer que, em diferentes períodos históricos, a educação foi mitificada e utilizada em discursos salvacionistas. Os mitos da educação acabam sendo erigidos em razão de sua centralidade política e social. Segundo os principais historiadores da educação, em que período histórico essa mitificação encontrou sua afirmação máxima?