Filtrar


Questões por página:
No início do século XIX, o estrategista prussiano Carl Von Clausewitz definiu a guerra como uma atividade do Estado: um ato de força com o fim de submeter o adversário aos seus objetivos políticos. Ele resumiu corretamente um fenômeno específico que tomou forma na Europa, a partir do século XVII, e evoluiu com o Estado Moderno.
Sobre as características da guerra ao longo da formação do Estado Moderno, analise a tabela a seguir.





A esse respeito, são corretas as afirmativas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.
Por “democracia”, entende-se a forma de governo na qual a soberania pertence ao povo e se concretiza em uma constituição compartilhada e aceita por todos os cidadãos. Essa forma de governo tem uma longa história que remonta às cidades-estados gregas, retomada pelo iluminismo francês e estabelecida no século XX com a ampliação progressiva do direito ao voto. A respeito da trajetória da democracia no Ocidente, assinale a afirmativa que indica uma característica comum a todas as experiências e formas históricas da democracia.

A região do Golfo tem sido afetada nos últimos meses por uma instabilidade que ameaça o fluxo de uma commodity de interesse mundial. Seis navios foram atacados desde maio em meio à escalada de tensão entre o Irã e os EUA. No ano passado, os EUA impuseram novas sanções contra Teerã por causa do programa nuclear iraniano. Algumas das medidas têm como alvo as exportações dessa commodity do Irã, que é o centro de sua economia. O Irã, em retaliação, aumentou a quantidade de urânio enriquecido e ontem elevou seu teor de enriquecimento.

(Estadão. https://internacional.estadao.com.br,07.07.2019. Adaptado)

A commodity e a região estratégica tratados no excerto correspondem

Brasil Eu Fico.

Minas Gerais, uai, uai

São Paulo, sai da frente!

Guanabara, como é que é?

Bahia, oxente!

E os meus irmãozinhos lá do norte?


Este é o meu Brasil

Cheio de riquezas mil

Este é o meu Brasil

Futuro e progresso do ano 2000

Quem não gostar e for do contra

Que vá prá... [...]

(https://www.letras.mus.br/wilson-simonal/1803895/brasil-eu-fico-print.html)


A canção foi composta por Jorge Ben e gravada pelo cantor Wilson Simonal em dezembro de 1970. A música expressava

A ênfase fortemente regionalista dos inconfidentes inclinava-se, às vezes, para o nacionalismo econômico. Isto era mais explícito nos pronunciamentos do alferes Tiradentes, embora ele não estivesse isolado em tal posição. Silva elogiava a beleza de Minas e apontava seus recursos naturais. Livre, republicano, industrializado, continuava o propagandista, o Brasil não teria necessidade de importar mercadorias estrangeiras.

(Kenneth R. Maxwell. A devassa da devassa: a Inconfidência Mineira, Brasil – Portugal, 1750-1808,1978. Adaptado)


Os projetos defendidos pelos inconfidentes podem ser explicados pela conjuntura histórica de