Questões de Concurso
Filtrar
1.661 Questões de concurso encontradas
Página 305 de 333
Questões por página:
I - A China invadiu o Tibet em 1950 e o seu controle é considerado uma questão de segurança nacional, pois o governo de Pequim teme que a independência do Tibet leve ao esfacelamento do território chinês.
II - Os monges budistas tibetanos protestam publicamente em prol do retorno de seu líder espiritual máximo, o Dalai-Lama, exilado na Índia.
III - As reivindicações dos tibetanos estão, atualmente, muito mais centradas na luta por mais autonomia do que propriamente por completa independência, apesar da conhecida campanha “Free Tibet” (Tibet Livre).
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Os pecuaristas brasileiros descobriram um novo filão nos negócios: a exportação de bois vivos, conforme registrado no gráfico acima. Mais de 40% dos bois vendidos pelo Brasil vão para o Líbano, de onde são distribuídos por todo o Oriente Médio.
Essa expressiva importação de bois vivos por países muçulmanos é explicada principalmente por motivos:
No primeiro trimestre de 2008, a política interna dos Estados Unidos chamou a atenção da opinião pública internacional devido às acirradas campanhas de pré-candidatos à Presidência da República, tais como B. Obama, H. Clinton e J.McCain.
Esses candidatos disputam a vaga presidencial num regime eleitoral
O sociólogo Simon Schwartzman, ex-presidente do IBGE, afirmou que as pesquisas feitas nas universidades brasileiras não contribuem para o desenvolvimento do País, como deveriam.
Diz o ex-presidente:
“Em geral, elas ficam restritas ao âmbito acadêmico e não se transformam em produtos ou serviços úteis à sociedade. Não há transferência de conhecimento, nem mesmo quando se trata de uma pesquisa aplicada.”
Revista Veja, 07 maio 2008.
Um fator que justifica a afirmação específica do sociólogo está relacionado à seguinte característica geral das universidades públicas brasileiras:
Acerca do Brasil, lê-se:
“O aumento do preço do petróleo no mercado mundial confirma o acerto no caminho traçado pelo país na pesquisa e no uso de energias renováveis.”
Sérgio Rezende, Ministro de Ciência e Tecnologia.
Jornal do Brasil, 28 mar. 2008.
A referência às fontes renováveis, feita pelo ministro, exemplifica-se nos programas sobre