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Concurso:
Prefeitura de Campo Largo - PR
Disciplina:
Meio Ambiente
Sensibilizar as comunidades litorâneas e a sociedade para que se tornem aliadas na conservação das tartarugas marinhas e seus habitats são uma ação contínua da Fundação Projeto Tamar. Como animais migratórios, as tartarugas se deslocam desde os trópicos até as regiões subpolares, transferindo energia entre ambientes marinhos e terrestres. São consideradas verdadeiras engenheiras do ecossistema, devido a sua influência e ação sobre os recifes de coral, bancos de grama marinha e substratos arenosos do fundo oceânico. Sobre a importância biológica das tartarugas, considere as assertivas a seguir.
I.Presa e predador: como presas, as tartarugas marinhas fazem parte da dieta de vários animais e os seus ovos também podem ser consumidos por raízes de plantas nas praias de desova. Como consumidores, atingem diversos níveis na cadeia alimentar.
II.Substrato de plantas e animais: já foram observadas mais de 100 diferentes espécies de plantas e animais vivendo no casco e órgãos internos de tartarugas marinhas, que assim atuam como substrato para epibiontes e parasitos. Também funcionam como dispersores de vários organismos como cracas, tunicados e moluscos.
III.Transferindo energia: a energia e os nutrientes armazenados nas áreas de alimentação (ambiente marinho) são transferidos para as praias de desova (ambiente terrestre), em forma de ovos. Apenas um terço desta energia e nutrientes retorna para os mares com os filhotes. O restante permanece nos ecossistemas terrestres, transferidos para o solo, vegetação e fauna locais.
IV.Reciclagem de nutrientes: as tartarugas marinhas são bioturbadores, afetando a estrutura e o funcionamento dos habitats de forrageamento, como, por exemplo, recifes de coral, bancos de algas e grama marinha e fundos de substrato arenoso. Assim, contribuem para a reciclagem de nutrientes, considerando a grande quantidade de resíduos/detritos excretados por milhões delas no mundo inteiro.
V.Todas as formas de vida: durante sua longa existência, cada tartaruga marinha leva e traz toneladas de nutrientes e energia vital à sobrevivência de tantas outras formas de vida. Das tartarugas marinhas depende a existência de uma infinidade de peixes, crustáceos, moluscos, esponjas, medusas. Dependem também formações de mangues, bancos de areia, de gramas marinhas e de algas, de corais e recifes, de ilhotas e formações geológicas. Proteger as tartarugas marinhas é, portanto, preservar a vida marinha, garantir a sobrevivência do planeta e da humanidade.
Está CORRETO o que se afirma em:
I.Presa e predador: como presas, as tartarugas marinhas fazem parte da dieta de vários animais e os seus ovos também podem ser consumidos por raízes de plantas nas praias de desova. Como consumidores, atingem diversos níveis na cadeia alimentar.
II.Substrato de plantas e animais: já foram observadas mais de 100 diferentes espécies de plantas e animais vivendo no casco e órgãos internos de tartarugas marinhas, que assim atuam como substrato para epibiontes e parasitos. Também funcionam como dispersores de vários organismos como cracas, tunicados e moluscos.
III.Transferindo energia: a energia e os nutrientes armazenados nas áreas de alimentação (ambiente marinho) são transferidos para as praias de desova (ambiente terrestre), em forma de ovos. Apenas um terço desta energia e nutrientes retorna para os mares com os filhotes. O restante permanece nos ecossistemas terrestres, transferidos para o solo, vegetação e fauna locais.
IV.Reciclagem de nutrientes: as tartarugas marinhas são bioturbadores, afetando a estrutura e o funcionamento dos habitats de forrageamento, como, por exemplo, recifes de coral, bancos de algas e grama marinha e fundos de substrato arenoso. Assim, contribuem para a reciclagem de nutrientes, considerando a grande quantidade de resíduos/detritos excretados por milhões delas no mundo inteiro.
V.Todas as formas de vida: durante sua longa existência, cada tartaruga marinha leva e traz toneladas de nutrientes e energia vital à sobrevivência de tantas outras formas de vida. Das tartarugas marinhas depende a existência de uma infinidade de peixes, crustáceos, moluscos, esponjas, medusas. Dependem também formações de mangues, bancos de areia, de gramas marinhas e de algas, de corais e recifes, de ilhotas e formações geológicas. Proteger as tartarugas marinhas é, portanto, preservar a vida marinha, garantir a sobrevivência do planeta e da humanidade.
Está CORRETO o que se afirma em:
Concurso:
Prefeitura de Campo Largo - PR
Disciplina:
Meio Ambiente
A biorremediação é uma forma ecológica de lidar com a contaminação do meio ambiente, utilizando processos naturais. Sobre as formas de biorremediação, assinale a alternativa CORRETA.
Concurso:
Prefeitura de Campo Largo - PR
Disciplina:
Meio Ambiente
Sobre auditoria ambiental, assinale a alternativa CORRETA.
Concurso:
Prefeitura de Campo Largo - PR
Disciplina:
Meio Ambiente
As ações do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) têm como base sete princípios de atuação, presentes no documento da Política Ambiental: sustentabilidade, precaução, prevenção, cooperação, informação ambiental, melhoria continua e integração de saberes. Sobre estes princípios, considere as assertivas a seguir.
I.Sustentabilidade: assegurar o uso do meio ambiente de maneira a garantir o equilíbrio dos processos ecológicos de forma socialmente justa e economicamente viável, para usufruto desta e das futuras gerações.
II.Precaução: adotar medidas capazes de prevenir, eliminar ou atenuar os efeitos negativos das intervenções no meio ambiente.
III.Prevenção: estabelecer medidas antecipadas contra os riscos potenciais que, de acordo com o estado atual do conhecimento, não podem ser ainda identificados.
IV.Cooperação: estimular a participação e a interatividade dos diversos atores internos e externos, de modo a torná-los parceiros e responsáveis pela proteção ambiental.
V.Informação Ambiental: compartilhar as informações que amparem um processo educativo ambiental participativo e democrático em espaços de tomada de decisões e na elaboração e monitoramento de políticas públicas na defesa do meio ambiente ecologicamente equilibrado.
VI.Melhoria contínua: institucionalizar conhecimentos, habilidades, práticas e valores desenvolvidos no processo de gestão ambiental, visando o constante aprimoramento. VII.Integração de saberes: compartilhar conhecimentos através dos processos educativos que promovam o desenvolvimento humano e consciência ambiental transformadora.
Está CORRETO o que se afirma em:
I.Sustentabilidade: assegurar o uso do meio ambiente de maneira a garantir o equilíbrio dos processos ecológicos de forma socialmente justa e economicamente viável, para usufruto desta e das futuras gerações.
II.Precaução: adotar medidas capazes de prevenir, eliminar ou atenuar os efeitos negativos das intervenções no meio ambiente.
III.Prevenção: estabelecer medidas antecipadas contra os riscos potenciais que, de acordo com o estado atual do conhecimento, não podem ser ainda identificados.
IV.Cooperação: estimular a participação e a interatividade dos diversos atores internos e externos, de modo a torná-los parceiros e responsáveis pela proteção ambiental.
V.Informação Ambiental: compartilhar as informações que amparem um processo educativo ambiental participativo e democrático em espaços de tomada de decisões e na elaboração e monitoramento de políticas públicas na defesa do meio ambiente ecologicamente equilibrado.
VI.Melhoria contínua: institucionalizar conhecimentos, habilidades, práticas e valores desenvolvidos no processo de gestão ambiental, visando o constante aprimoramento. VII.Integração de saberes: compartilhar conhecimentos através dos processos educativos que promovam o desenvolvimento humano e consciência ambiental transformadora.
Está CORRETO o que se afirma em:
Concurso:
Prefeitura de Campo Largo - PR
Disciplina:
Meio Ambiente
Há diversas técnicas para recuperação de áreas degradadas, que variam de acordo com os problemas do local, como a presença de substâncias químicas ou resíduos, instabilidade no solo, processos de desertificação, entre outros. Sobre o assunto, assinale a alternativa INCORRETA.